Especial “Fruto do Espírito”
Seguimos nossa série de artigos sobre o fruto do Espírito. Neste aqui, refletiremos sobre a paciência… uma habilidade tão importante, especialmente em tempos de quarentena!
Vamos recordar o versículo bíblico base de nossa reflexão:
“[…] o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. […]”
(Gálatas 5.22-23, NVT)
Habilidade para perseverar em meio a situações difíceis
Olha que interessante estas três definições de “paciência” que estão no Dicionário On-line Michaelis da Língua Portuguesa:
- “Virtude que consiste em suportar males, dissabores e incômodos resignadamente, sem revolta ou queixa; resignação”.
- “Qualidade de quem espera com calma e serenidade o que tarda”.
- “Perseverança em realizar ou continuar um trabalho, apesar das dificuldades; constância”. (Michaelis On-line)
Você notou estes três verbos: “suportar, esperar e perseverar”? Pois bem, a paciência, como fruto do Espírito Santo, ou seja, como resultado de nossa obediência à Palavra e comunhão com Deus, nos ajuda a suportar, esperar e perseverar em meio a situações complicadas. Sabe aquela força para esperar o dia de amanhã sem desespero, quando, por exemplo, você precisa aguardar que um ente querido tenha alta do hospital ou, como nos dias de hoje, tem de esperar a pandemia passar? A paciência nos ajuda nesses contextos!
Há mais três expressões que podemos destacar em meio à definição de “paciência”: “sem revolta”, “com calma e serenidade” e ter “constância” (que é persistência). O fruto da paciência nos dá forças para passar pelas tempestades de forma mais tranquila. É aquela sensação de que, apesar dos raios e trovões, acima das nuvens o céu continua azul; que apesar das circunstâncias Deus continua sendo Todo-poderoso.
No contexto da constância, ou seja, da persistência, o fruto da paciência também nos traz a convicção de que todo resultado qualitativo requer tempo e esforço. Por exemplo, saber que se você seguir estudando inglês, sem desistir, certamente alcançará a fluência; estar certa de que, se continuar fazendo exercícios físicos e comendo de modo saudável, perderá os quilinhos a mais.
Viva em comunhão com Deus
Vivenciar o fruto do Espírito em nossa vida é resultado de nossa comunhão com Deus, pela leitura e obediência à Palavra e de nossa vida de oração. Quando lhe obedecemos, vivenciamos bênçãos maravilhosas. O fruto da paciência é uma delas.
Viva para Deus, faça sua vontade e brilhe a luz de Jesus por onde você for. Você certamente sentirá o “sabor” do fruto do Espírito em seu dia a dia e verá como essa dádiva do Senhor a fortalecerá para desfrutar cada dia com mais vigor, propósito e satisfação.
Você também vai gostar de ler!
Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!