Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! É muuuuito importante a gente fazer distinção entre a “cultura de Deus”, como você colocou, e a nossa própria cultura – geralmente branca e ocidental. Jesus disse a seus discípulos (uma instrução que vale para nós também): “Vão e façam discípulos de todas as nações

[povos, culturas, etnias, etc.]

” (Mateus 28.19). A instrução não poderia ser mais clara!

Agora, fazer discípulos de Jesus não significa mudar toda a cultura – de jeito nenhum! Eu tenho avós e tios que foram missionários entre povos indígenas durante muitos anos, e nossa família tem membros indígenas. Eles explicariam para você que é possível andar com Cristo, mas ainda assim, manter aspectos importantes de suas origens e costumes.

O princípio vale para qualquer povo/cultura: tudo o que não contraria os ensinamentos bíblicos (devidamente estudados e interpretados) é aceitável. Se Deus criou uma variedade de povos, é errado imaginar que o evangelho deve transformar todos em clones que falam igual, se vestem igual e pensam igual em todos os detalhes. Os fundamentos da fé cristã são aplicáveis a qualquer pessoa em qualquer lugar, sem que, obrigatoriamente, ela precise abrir de certos elementos culturais dados por Deus para ela. Se adereços, alargadores, pinturas, etc. não têm um significado espiritual contrário à verdadeira fé cristã (não estou falando de usos e costumes de igrejas, mas de fundamentos bíblicos), por que seriam errados? Precisamos ter cuidado para não imaginar que, a fim de outros serem seguidores fiéis de Cristo, precisam se parecer conosco em coisas exteriores e em todas as suas ideias. Isso é intolerância.

Dois princípios básicos devem servir de critério para avaliar o que é ou não apropriado manter de aspectos culturais. Eles são resumidos em dois mandamentos que Jesus reafirmou: Amar a Deus acima de todas as coisas, e a amar o próximo como a nós mesmos. O Espírito Santo dá a cada cristão o discernimento necessário para entender como  esses dois princípios se aplicam a cada  situação. E, fazemos bem em avaliar até que ponto nossa cultura está se adequando a esses critérios!

Até a próxima!

Kisses,

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.