Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, J.! Nada de pânico, amiga. Praticamente todos os cristãos verdadeiros, em algum momento da vida, passam por períodos de dúvida como esse que você está vivendo. Tornar-se ateia ou agnóstica não é simplesmente ter dúvidas. É fazer uma escolha. Não é algo que acontece com as pessoas, mas sim, algo que elas decidem fazer.

Essas dúvidas que todos nós enfrentamos podem surgir por vários motivos. Não sei qual é seu caso.

Primeiro, pode acontecer de lermos ou ouvimos coisas que levantam questionamentos. E, quando não encontramos respostas satisfatórias, imaginamos que Deus talvez não exista. Eu mesma já passei por esse processo. Ele é normal e importante para consolidar nossa fé. Se você acha que é seu caso, envie dúvidas específicas para conversarmos. E, você também pode ter interesse em olhar este site, que mostra como existe lugar para a racionalidade dentro da fé: http://pt.reasonablefaith.org/ Não devemos guardar o cérebro dentro do bolso pra falar de Deus. Ele se mostra por meios que usam nosso raciocínio!

Outra coisa que pode acontecer é de não “sentirmos” a presença de Deus e, portanto, concluirmos que ele não existe. É muuuito perigoso basear a fé em sentimentos, pois eles variam o tempo todo. Às vezes passo semanas sem sentir a presença de Deus, mas SEI que ele existe, se importa comigo e está ao meu lado. Como podemos ter essa certeza? Quando Cristo nos chama para andar com ele, coloca dentro de nós o Espírito Santo, que, nos momentos de maior dúvida e incerteza, nos dá convicção. Só precisamos pedir. Veja o que diz Romanos 8.16: “O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus”. Portanto, amiga, não tenha medo de orar! Posso lhe dizer com total certeza que Deus, no tempo e do jeito dele, vai lhe responder – e vai ser de uma forma que você entenderá claramente.

Por fim, pode acontecer de perdermos a confiança em Deus porque as coisas estão difíceis em nossa vida, porque oramos pedindo algo e não recebemos, porque parece que falar com Deus não muda nada. Também nesse caso, é uma questão de percepção. Temos a impressão de que nada está acontecendo, mas, se formos pacientes, em algum momento veremos a presença, a ação e o cuidado de Deus.

Mesmo que, no momento, Deus pareça não existir para você, fale com ele (eu sei que soa meio doido, mais funciona, kkk). Ele não deixou de existir por causa de suas dúvidas. Diga para ele: “Olha, Deus, pra ser sincera, minha impressão é de que talvez eu esteja só falando com as paredes. Mas eu realmente quero saber a verdade a seu respeito. Por favor, abra meu entendimento e meu coração para ouvir e receber o que o Senhor tem pra me mostrar”. Diga isso pra ele sempre que vierem as dúvidas. E espere com calma. Ele vai responder!

E, se quiser conversar mais, escreva novamente! Estamos à disposição!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.