Hello, A.! Espero que sua prima tenha recebido o atendimento médico necessário. Mesmo que a overdose de remédios não pareça ter feito mal, saiba que pode ter efeitos negativos em longo prazo. Além disso, o que ela fez foi efetivamente um pedido de socorro, sinal de que ela está precisando de um atendimento mais especializado (psiquiátrico e psicológico) com urgência. Esses são recursos que Deus coloca a nosso dispor para nos ajudar. Espero que sua família seja aberta para esses recursos, pois podem fazer toda a diferença na vida de sua prima!
Além disso, uma coisa que você pode fazer por ela é simplesmente ouvi-la e orar com/por ela. Você pode dizer (ou escrever) para ela algo tipo: “Olha, a forma que eu entendo o plano de Deus para nós me faz discordar da sua escolha. MAS, isso não significa que eu rejeito ou condeno você. Sua família é cristã e você tem conhecimento da Bíblia. A escolha é sua. Eu queria dizer, porém, que estou aqui pra te ouvir, pra trocar uma ideia, pra caminhar com você e, se quiser, pra dividir experiências de vida”.
Note que você não está apoiando a escolha dela, mas sim, apoiando a vida dela, a existência dela como pessoa que merece ser ouvida, respeitada e amada, mesmo que esteja indo por um caminho super complicado, que poderá trazer muitos sofrimentos.
Se você adotar esse posicionamento não julgador, será mais fácil manter um diálogo com sua prima e quem sabe, em um momento mais tranquilo, compartilhar com ela a situação que você mesma viveu, tentar mostrar que você não deseja as mesmas dificuldades para ela. E também, quem sabe, poderá lhe dar a oportunidade de orar com ela, simplesmente pedindo clareza, direção e cuidado de Deus para a vida dela, para suas escolhas e decisões. Ela já tem vozes de sobra ao redor dizendo que ela está errada e, como prima, não é seu papel tentar educá-la/orientá-la. Mas, você pode procurar ser uma voz de acolhimento e conquistar o direito de opinar mais adiante.
Peça a Deus que lhe dê muita sabedoria para trilhar esse caminho de amor não condenador por sua prima. O que ela está fazendo não é certo, mas, a essa altura, confrontá-la com isso pode não ser produtivo. Deus pode lhe mostrar o que falar e como falar. E Deus pode preparar o coração de seu prima para ouvir você. Faça uma experiência com essa abordagem mais acolhedora e veja o que acontece.
E, sempre que quiser, passe aqui para conversamos. Estamos à disposição!
Que Deus dirija você!
Kisses,
Su