Fui zoada na escola…

Já sentiu aquela deprê porque uma pessoa ou um grupo tirou proveito de algo para zoar com você? Isso é realmente muito chato. A sensação é péssima, ficamos magoadas e com vergonha dos outros colegas. Mas há algo que você pode fazer para driblar a situação.

Se você foi “zoada” na escola, considere alguns conselhos:

Primeiro: Pelo fato de ficarmos no ambiente escolar por muito tempo, é possível que durante a convivência surjam comentários e brincadeiras de mau gosto. Talvez até mesmo você já falou algo que não deveria. Observe o contexto com calma e veja se foi um fato isolado, uma mancada. Caso tenha sido assim, converse com a pessoa que não foi legal e não permita que a situação se repita. Brincadeiras têm limite – que é o respeito ao próximo.

Segundo: Possivelmente a maioria de seus colegas já passou ou vai passar por uma situação constrangedora, como cair em público, chegar atrasado na aula, pronunciar alguma palavra errada… existem várias circunstâncias que podem ser motivo de risadas. Se por acaso algo assim aconteceu com você, seja “bem-vinda ao clube dos seres humanos!” rsrs Deixe a neura e fique em paz, logo todos esquecem! 

Importantíssimo: Se notar que as brincadeiras de mau gosto estão se tornando constantes e intencionais e você está super chateada com isso, busque ajuda, pois pode estar sendo vítima de bullying. Fale com seus pais, professores ou responsáveis sobre o que está acontecendo. Para saber mais sobre o assunto, clique no artigo a seguir:

Dez dicas para lidar com o bullying

Terceiro: Sempre converse com seus pais ou com uma pessoa adulta e de confiança. Isso trará alívio para o seu emocional. Eles podem ajudá-la com bons conselhos para lidar com esse incômodo de maneira inteligente e adequada.   

Para finalizar

Se um colega de classe fez alguma brincadeira que você não gostou, vocês conversaram e a situação se resolveu, pratique o perdão. Reflita sobre este versículo: “Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo” (Ef. 4.31-32, NVT). Lindo, né?

Bora dar a volta por cima?

Você também vai gostar de ler!

Complexos com a aparência

10 dicas para a sobrevivência escolar!

Minha amiga fala mal de mim pelas costas