Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Essa é uma questão que precisa ser analisada com muito cuidado, caso a caso. Em parte, depende do tipo de relacionamento que você tem/tinha com a pessoa que você precisou perdoar. Em parte, também depende da atitude da outra pessoa em relação ao que aconteceu.

Por exemplo, digamos que você seja casada e que seu marido tenha magoado você profundamente, mas tenha demonstrado arrependimento sincero e disposição de mudar. Nesse caso, o ideal é que o perdão venha acompanhado de reconciliação. Agora, se não há arrependimento nem decisão de mudar, o perdão talvez precise ser acompanhado de separação, pois reconciliação e convívio exigem que as duas partes queiram andar juntas, com amor e respeito.

Agora imagine alguém que sofre abuso de qualquer tipo dos pais (físico, verbal, emocional, etc.). Claro que essa pessoa tem de perdoar os pais, mas, ela deve tomar medidas drásticas e buscar ajuda de outros para se remover da situação a fim de que o abuso não continue. O mesmo se aplica a uma relação tóxica entre parentes. Se já foram feitas tentativas de dialogar e melhorar a situação, mas nada mudou, é hora de perdoar e se afastar parcial ou totalmente, dependendo do caso.

Abuso de qualquer tipo geralmente requer afastamento total (ou quase total), não importam quais sejam as implicações práticas. Outros conflitos familiares ainda deixam espaço para tentar reconciliação antes de resolver se distanciar. Nos casos de conflito que não envolvem abuso, mas em que não há disposição de mudança de ambas as partes, talvez você seja obrigada a conviver com a outra pessoa por algum tempo enquanto planeja como se afastar dela. Nesse ínterim, porém, você pode se afastar dela emocionalmente para que o conflito não tome conta de sua vida.

Como você vê, portanto, não existe uma resposta simples, que sirva para todos os casos. Por isso, sempre que uma situação existe perdão, temos de pedir muuuuita ajuda de Deus para perdoar e também para nos mostrar se devemos permanecer dentro desse relacionamento ou não. O mais legal é que, no tempo e do jeito dele, Deus nos mostra isso claramente e nos dá paz e forças para tomar as decisões acertadas.

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.