Pergunta:

Su, querida, você JÁ me ajudou inúmeras vezes, graças a Deus tenho vc como conselheira, preciso muito de outra ajuda, aquela que sentir no coração. Então, eu resolvi perder peso, porque tinha engordado quase 15 kilos, muita coisa, e não estava satisfeita comigo mesma, sabe? resolvi iniciar uma dieta e consegui obter meu peso inicial novamente. Mas, acontece que meus pais não gostaram nada disso, começaram a falar coisas, do tipo: vc está rebelde, tenho que trazer alguém aqui para orar por vc, essas coisas.. Mas, Su, eu não fiz nada de errado, não entendo pq eles pensam isso de mim, n posso ter autonomia sobre minhas escolhas, eles não gostaram de eu ter emagrecido e falaram coisas muito ruins ao meu respeito. Su, me ajuda por favor, estou triste, mau, já conversei com eles, mas eles não querem me escutar. No momento estou esperando um resultado de exame para saber como vai minha saúde, tipo, ver se tá td ok dps desse processo. E a mudança de meus hábitos, em relaçao ao que consumia chocou eles tbm, estão sempre criticando e falando coisas desnecessárias…. só de pensar que tenho que ficar mais tempo aqui em casa com eles, por conta da faculdade me desanima muito, quero morar sozinha, sabe? mas ela é em tempo integral e preciso de apoio financeiro, então n tem como sair daqui. É só que eles pensam que estão sempre certos, e quero ser independente, ter minha vida, pois isso é sufocante, n consigo tirar as vezes as palavras ruins que falam para mim. Me ajuda, por favor. Obrigada. Q.

Resposta da Sú:

Hello, Q.! Bom ver você aqui novamente e saber que você está fazendo faculdade. Se não me engano, da última vez que conversamos você estava em fase de enem e vestibular.

Sinto muito que você esteja passando por essa fase tão difícil no relacionamento com seus pais e que eles não estejam conseguindo escutar/entender você. A meu ver, seria válido fazer mais algumas tentativas, talvez usando modos de comunicação diferentes como, por exemplo, escrever uma carta para eles. Quando a gente escreve, muitas vezes consegue se comunicar com mais calma, pensar nas palavras certas para usar e, então, a outra pessoa tem tempo de refletir melhor sobre aquilo que a gente colocou. Considere essa possibilidade, amiga. Se resolver escrever, peça para Deus ajudá-la a se expressar com clareza, de modo tranquilo e respeitoso, mas também colocando com bastante honestidade, aquilo que está em seus pensamentos e seu coração.

Além disso, penso que seria de grande ajuda para você nesse momento procurar um(a) psicólogo(a) para lhe dar o apoio necessário. Buscar o conselho de alguém de fora também mostrará para seus pais que você está se tornando uma pessoa madura e independente, que procura soluções práticas para as crises da vida.

Muitas vezes, nossos pais demoram a entender que não somos mais crianças, e que eles não têm mais controle absoluto sobre nossa vida – e isso é super difícil para eles e para nós.

Sei por experiência própria que controlar a alimentação e o peso é uma forma de mostrar para eles quem manda em nosso corpo (e, consequentemente, em nossa vida). É compreensível que a gente aja dessa forma. Só precisamos ter muuuuuito cuidado para que, nesse processo de afirmar nossa maturidade e independência, não acabemos prejudicando nossa própria vida.

No meu caso, minha “declaração de independência” dos meus pais se transformou em uma anorexia grave, que quase me tirou a vida. Eu também tinha ganhado bastante peso e estava super infeliz com uma porção de questões de família. Foi algo que começou devagar, se estendeu por anos e trouxe várias complicações e sequelas com as quais eu tenho que lidar até hoje. Não desejo isso para ninguém!

Quero deixar bem claro que não estou dizendo que esse é seu caso. Só estou pedindo que você fique atenta para que, no meio desses conflitos com sua família e dessa aparente insensibilidade e incompreensão de seus pais, você não tome o mesmo caminho. Uma coisa que eu descobri e que tem me ajudado ao longo dos anos é que, na verdade, quem manda no meu corpo e na minha vida é Deus – e isso é muito bom! Deus é Pai/Mãe perfeito(a), que me entende melhor do que eu mesma. Foi Deus que criou meu corpo e me deu vida, e escreveu todos os dias dessa história que estou vivendo. Nele a gente encontra a verdadeira liberdade que a gente tanto deseja. Sair de casa e conseguir independência financeira foi um passo super importante para mim, mas aprender a depender de Deus e deixar ele cuidar de mim tem sido ainda mais incrível!

Que Deus lhe dê muita sabedoria e ajude você a encontrar liberdade total e saudável nele nessa etapa da sua jornada.

Por fim, eu gostaria de entender melhor como foi sua dieta, quais foram essas mudanças que você fez na sua alimentação que causaram uma reação tão forte dos seus pais. Você fez acompanhamento com nutricionista? Quando a gente quer não apenas perder peso, mas manter um peso e uma alimentação saudáveis para o resto da vida, é essencial ter acompanhamento de um(a) nutricionista. Eu aprendi um moooonte de coisas com a nutricionista que me acompanhou e sou muito grata porque Deus a colocou em minha vida. Mais uma coisa pra você pensar 🙂

Se quiser, volte para conversarmos mais e para contar como foram os resultados de seus exames. Estou à disposição!

Kisses,

Su