O racismo é uma forma de preconceito motivada pela cor da pele de uma pessoa. É desprezar alguém levando em consideração as suas características étnicas ou raciais, sem dar importância aos seus valores e sentimentos. Por isso, é uma violência!
Não devemos de forma alguma participar de práticas desse tipo, seja com palavras ou, muito menos, com agressões físicas. A Bíblia deixa claro que não é certo fazer acepção de pessoas. Pelo contrário, devemos seguir o exemplo de Jesus que, por seu amor, deu sua vida por todos nós, sem levar em conta o tom de pele, tipo de cabelo ou traços físicos.
#RacismoNãoéLegal
Para refletir sobre esse tema, separamos alguns versículos bíblicos que mostram como o racismo é uma postura que desagrada a Deus. Veja só:
- Jesus nos ensina que devemos amar uns aos outros, pois assim seremos reconhecidos como seus discípulos:
“Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (Jo 13.34-35).
- Diante de Deus, somos todos iguais:
“Deus não mostra nenhum favoritismo.
Em todas as nações ele aceita aqueles que o temem e fazem o que é certo” (At 10.34-35).
- Todos somos reconhecidos, valorizados e amados por Deus, independentemente da etnia ou gênero:
“Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).
- Jamais podemos pretender ser melhores do que os demais:
“Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês” (Fp 2.3).
- Fazer distinção entre pessoas é errado:
“Sem dúvida vocês fazem bem quando obedecem à lei do reino conforme dizem as Escrituras: “Ame seu próximo como a si mesmo”. Mas, se mostram favorecimento a algumas pessoas, cometem pecado e são culpados de transgredir a lei” (Tg 2.8-9).
- Viver em amor prova que conhecemos a Deus:
“Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7).
- O amor deve ser uma prioridade em nossa vida:
“Acima de tudo, amem uns aos outros sinceramente, pois o amor cobre muitos pecados” (1Pe 4.8).
Que tal chamar seus pais e amigos para refletirem com você sobre esse assunto tão importante!
Vamos lá?
Racismo? Tô fora!
Todos os trechos bíblicos foram extraídos da Bíblia NVT. Para conhecê-la, click aqui!
Você também vai gostar de ler!
5 maneiras de dizer “eu te amo”
De que tamanho é o seu coração?
Fabrícia Oliveira
Minha primeira formação é em Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.