Hello, L.! Vou responder aqui as várias perguntas que você enviou esses dias sobre relacionamentos, pois todas elas têm temas em comum.
1. Não tem nada de errado em ser introvertida, gosta de sua privacidade e ter um grupo pequeno de amigos. Também não tem nada de errado em querer ficar sozinha e quieta no seu canto. Pessoas introvertidas precisam desses momentos de sossego de vez em quando. Claro que amizades precisam ser cultivadas, e que temos de buscar ajuda de Deus para desenvolver confiança, reciprocidade, sinceridade com nossos amigos, mas isso não quer dizer que isso se aplica a todos os relacionamento ao nosso redor.
2. Não devemos explicações e justificativas para todos. Relacionamentos têm diferentes níveis, e não precisamos tratar conhecidos, colegas, vizinhos, etc., como tratamos amigos chegados. Claro que é bom os esforçarmos para tratar outros sempre de modo amável, calmo e gentil. Mas, não precisamos sair por aí explicando nossa vida para todo mundo. Quanto antes você aprender isso, antes você vai se livrar de algumas das suas ansiedades. Ser educada não o mesmo que deixar outros invadirem sua privacidade.
3. Como conversamos em outras ocasiões, com frequência é preciso ser assertiva, clara e direta. Se você não quer receber alguém em sua casa, diga isso para a pessoa. Se você não quer sair para o shopping ou qualquer outro lugar, diga que não, sem ficar se explicando. “Muito obrigada, mas hoje não estou a fim”. Se a pessoa não gostar, paciência. Aliás, em tempos de pandemia, não é para ninguém estar passeando por aí. Na medida do possível, devemos todos ficar em casa! Seja educada, mas seja firme, sem ficar se preocupando com o que outros vão pensar ou dizer de você. Eu sei que é difícil, mas isso tira um peso enorme das suas costas.
4. No meu Whatsapp os avisos de leitura estão desligados. Ninguém precisa saber a que horas eu li a mensagem. E só porque é fácil enviar mensagens por esse aplicativo, não significa que a gente tem obrigações de responder a todos de imediato (exceto em emergências, é claro). Aliás, tem mensagens que às vezes a gente nem precisa dar retorno, dependendo do caso.
5. Se você está priorizando seus estudos (o que é muito certo você fazer), apenas diga isso para as pessoas. Ponto final. Não precisa ficar tentando se explicar e se justificar. Guarde as explicações para pessoas que realmente são próximas de você – sabendo que talvez nem elas entendam direito. E mantenha-se firme no seu propósito. As verdadeiras amizades vão continuar, mesmo que você tenha de se concentrar em outras coisas no momento. Peça a Deus que ajude você a dedicar suas energias para os relacionamentos mais chegados, em vez de ficar usando suas forças para tentar administrar interações com duzentas pessoas ao redor. Isso só vai gerar frustração e você nunca vai agradar a todo mundo.
6. Quanto a ser mais sociável, nós duas conversamos sobre isso em outras ocasiões aqui. Veja abaixo:
Que Deus ajude você a cultivar bons relacionamentos, mesmo que sejam poucos. E que ele lhe mostre como ser firme, assertiva e honesta nas demais interações, confiando que ele vai ajudá-la caso a caso.
Até a próxima!
Kisses,
Su