Hello, S.! Primeira coisa: precisamos pedir a Deus que nosso maior objetivo seja servir a ele e alegrar o coração dele. Faculdade, emprego e tudo o mais que fazemos não devem ter como razão maior a nossa satisfação pessoal. Se buscarmos isso, nunca vamos encontrar.
Mas, quando colocamos nossa vida à disposição de Deus, para servir outros (afinal, servir outros é a principal forma de servir a Deus aqui no mundo), ele nos mostra o caminho e abre oportunidades inimagináveis. E, quando nos dedicamos ao que Deus tem para nós, aí sim encontramos grande satisfação.
Resumindo, a melhor forma de ter realização pessoal é não colocá-la como prioridade. Doido, não? Mas é verdade!
Isso não significa que não podemos ter sonhos e desejos e que não devemos fazer planos e procurar identificar nossas aptidões. Pelo contrário: buscamos nossa vocação, estudamos e nos preparamos justamente para servir melhor.
Meu conselho, portanto, é que você continue o que está fazendo, mas comece a perguntar com frequência para Deus como você pode servi-lo/servir outros ao seu redor. Isso pode acontecer de inúmeras formas, e não necessariamente em obras assistenciais. Uma pessoa que produz arte de boa qualidade, por exemplo, que desperta a alma para a beleza que Deus criou, está fazendo uma contribuição para outros. Uma pessoa que ajuda outros a ver a beleza ao redor, a desenvolver seus talentos, também está contribuindo. Uma pessoa que limpa casas, ou dirige ônibus, ou trabalha em um escritório pode servir outros – Deus mostra como podemos servir onde estamos (ou em outros lugares) se perguntarmos e nos colocarmos à disposição. Lembre-se, contudo, de que muitas vezes Deus mostra a vontade dele aos poucos, um passo de cada vez. Em geral, ele não revela o futuro de uma vez só e, em geral, ele não se manifesta em luzes de neon, visões, sinais ou profecias. Ele trabalha por meio de pessoas, circunstâncias e, principalmente, pela leitura da Palavra. Portanto, quanto mais tempo você passar com Deus, mas você conseguirá entender a história que ele já escreveu para você. E mais você encontrará alegria e realização nessa história!
Além disso, esqueça os testes online. Eles são muito superficiais e só causam mais confusão. Procure orientação vocacional de um profissional especializado (geralmente psicólogo). Um teste vocacional verdadeiramente útil precisa ser feito pessoalmente, com alguém capacitado para isso e envolve várias etapas e muitas conversas para entender quem você é. Se tiver interesse em buscar essa orientação com um profissional cristão, informe-se aqui: https://cppc.org.br/ (você pode fazer perguntas no item “contato”).
Por fim, a Bíblia não fala nada sobre essa ideia de “sonhar alto”. A Palavra fala, sim, sobre andarmos fielmente com Deus e deixar que ele mostre o caminho. A propósito, amiga, seja bastante criteriosa e seletiva naquilo que você ouvir da Joyce Meyer, pois ela tem vínculos com o movimento da teologia da prosperidade, que prega algumas coisas bem diferentes da Bíblia. Aproveite o que tiver de bom no conteúdo, mas fique muuuuito atenta, ok?
E, interagindo com sua outra mensagem, fico feliz de saber que você leu Brennan Manning. Todos os livros dele são excelentes. Deus tem usado esse e outros autores da mesma linha para trabalhar coisas muito profundas em minha vida. Sou grata por isso. E grata pela oportunidade de dividir a benção ao recomendar essas leituras para quem passa por aqui 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su