A ansiedade é um sentimento comum na vida de qualquer pessoa, bem como a felicidade, a tristeza e a raiva. É possível que você esteja ansiosa porque vai fazer uma prova difícil, vai falar em público, porque está de mal com a balança, enfim, toda vez que temos de enfrentar algo desconhecido, que nos causa dúvida, expectativa ou medo, a ansiedade é uma reação natural do corpo e da mente que nos motiva a tomar uma atitude. Um pouco de ansiedade antes da prova nos estimula a estudar para ficarmos mais preparadas, por exemplo. O problema é quando ela supera os limites normais e passa a incomodar e paralisar.
Irritabilidade, falta de ar, suor nas mãos, baixa autoestima e por aí vai, a ansiedade em excesso traz consigo intranquilidade em relação às coisas, prejudicando, inclusive, a realização das atividades mais simples, como se arrumar para ir a um passeio ou ao conversar com parentes e amigos. Se você está se sentindo assim, tenho uma boa notícia: Todos esses problemas relacionados à ansiedade têm solução!
Passos práticos para lidar com a ansiedade
Em primeiro lugar, é fundamental descobrir o motivo. Por isso, reflita sobre suas atividades diárias. O que lhe traz medo, insegurança ou dúvida? Quer uma dica? Anote tudo em um papel, no diário ou no bloco de notas do seu celular. O importante é descrever suas preocupações.
O segundo passo é conversar com alguém. Não hesite em falar com os seus pais ou uma pessoa responsável e de sua confiança. Explique detalhadamente o que está sentindo, e, se quiser, mostre suas anotações. Na maioria das vezes, uma pessoa com mais experiência tem uma visão muito mais ampla da situação e pode ajudá-la com boas ideias.
Em terceiro lugar, reserve um tempo para se dedicar a atividades de que você gosta. Voltemos ao papel: anote tudo o que lhe traz tranquilidade, alegria, entusiasmo e bem-estar, desde brincadeiras, esportes, hobbies, pessoas, animais etc. Tente encaixar essas atividades no seu dia a dia. Vale lembrar que existem técnicas para relaxar concentrando-se na respiração e no seu corpo. Orar, ler e refletir acerca de coisas boas, como as promessas de Deus para nós, pode ser ótimo para quem está tentando mudar hábitos ansiosos.
Realize algum projeto só seu! Pode ser uma decoração para o seu quarto. Uma nova casinha para seu pet, cultivar plantinhas, preparar uma receita, claro que com a supervisão de adultos. Pintar quadros, customizar roupas, fazer uma maquete. Pode acreditar: a criatividade desperta um sentimento gratificante de realização!
Se precisar, procure um médico especialista. Com a ajuda desse profissional será ainda mais fácil identificar o que está gerando ansiedade. E, para finalizar, confie em Deus, pois Ele é quem nos dá forças para superar todas as dificuldades.
Você também vai gostar de ler!
Às vezes eu me sinto tão triste. O que eu faço?
Sinto-me frustrada. O que eu faço?
Fabrícia Oliveira
Minha primeira formação é em Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.