“Quero rosa, este. Um pouco deste aqui e também o brilho”. O pedido veio cedo. Antes mesmo de completar os três anos, minha filha Catarina já queria todas minhas maquiagens. À revelia do meu marido, no Natal ela foi presenteada pela tia e madrinha com dois estojinhos (no diminutivo porque cabem na palma da mão) compostos por sombras e batons.
Parecia que ela tinha ganhado a maior boneca do universo. Saiu pintando todo mundo, uma verdadeira obra de arte sobre rostos, parecíamos telas. Papai, mamãe, vovô, vovó, ninguém escapava da Catarina e seu pincel borrado em cores. Logo definiu que nas meninas era tudo rosa e nos meninos ela faria uma pintura de palhaço. Claro que, foi isso que a gente instruiu, porque nem meu pai e nem meu marido queriam batom na boca, então já fui logo inventando uma brincadeira. Depois de algumas semanas a Catarina abandonou o novo presente – o que é bem comum nesta idade.
Comecei com este capítulo recente da minha vida, porque queria que vocês, garotas, que amam se produzir, soubessem que tudo isso é muito natural e vem desde muito cedo. Ainda mais se perto de vocês há o convívio com mulheres (mães, avós, tias) que adoram um up no visual. A Catarina, por exemplo, sempre que me vê maquiando implora para eu repetir tudo que passei no meu rosto. Já tenho 3.0, então imaginem que preciso de muito mais apetrechos que vocês. Então é óbvio que mais brinco com ela do que passo alguma coisa.
Mas quando vejo uma garota maquiada eu penso, “será que vou permitir?” “quando é a fase das nossas meninas usarem maquiagem”? Na minha opinião, vocês têm que fugir dos vermelhos e daquele olhar carregado em delineador preto. E não precisei de muito tempo de pesquisa, fui logo já consultando minha dermatologista e esteticista e elas foram unânimes numa coisa “não há problema das adolescentes usarem maquiagem, mas é claro, quanto mais tarde, melhor”.
Se as espinhas apareceram antes, ou se você realmente quer ficar com aquela cara de boneca, o importante é sempre limpar bem a pele e não dormir com nenhum resíduo. E cuidado: base demais, pó demais, blush demais, batom exuberantemente vermelho, vai te deixar com cara de Emília. Converse com sua mãe, façam escolhas e vejam que tipo de make combina com cada situação e ambiente. Não exagerar é o segredo. Porque vocês são jovens e se ficarem muito adultas, o encanto se perde. E podem apostar, que se você souber ponderar onde e como usar as maquiagens, sua mãe será a primeira a querer dividir tudo com você.
Afinal, nós amamos as meninas vaidosas que sabem fazer as escolhas certas!