Navegar nas redes sociais é bom, mas sem exagero!

Durante o mês de setembro, rola uma campanha no Reino Unido que visa à “desintoxicação” das pessoas em relação às redes sociais, a Scroll Free September, uma proposta muito interessante que estimula os usuários das redes, especialmente os mais jovens, a diminuírem o tempo de utilização dessas plataformas. A iniciativa da Royal Society For Public Health (RSPH), uma organização sem fins lucrativos, alerta sobre o impacto negativo que o uso excessivo das redes sociais pode causar na saúde mental, incluindo problemas com autoestima, depressão, ansiedade, insônia e cyberbullying.

De fato, exagerar nas redes não é legal e não faz bem. A “neura” para postar tudo o que acontece em sua vida pode acabar desgastando sua energia, fazendo você perder momentos maravilhosos tentando captar tudo pela tela do celular.

Por exemplo: quantas pessoas vão a jantares maravilhosos e pedem pratos extraordinários, mas acabam comendo a comida fria porque gastam um tempão tirando fotos do prato? E aquelas que tiveram a oportunidade de viajar para lugares lindos, mas perderam a oportunidade de desfrutar a paisagem e a beleza de tudo que as cercava, pois ficaram com os olhos grudados no celular? E os grupos de amigos que saem para curtir um tempinho juntos, mas ninguém conversa, porque todos estão vidrados nos últimos posts?

Como perdemos momentos unicos querendo divulgar tudo o que acontece em nossa vida! Como nos tornamos reféns de curtidas, comentários e por aí vai! Você já parou para pensar sobre a quantidade de tempo que dedica às redes?

E se você aproveitasse parte desse tempo para passear com seu cachorro, para brincar com seu sobrinho que ainda é bebê, para ler um livro interessante, para assistir uma série legal na TV, para dançar, para dormir, para se exercitar, para aproveitar tantas maneiras de ser feliz? É importante saber que existem outras atividades que também são divertidas e que devem ser agregadas ao dia a dia!

Analise o tempo que passa rolando a tela do celular ou do computador. Ao fazê-lo, pense: Estou exagerando? Como posso usar essas tecnologias sem comprometer demais a minha rotina? Feita a análise, faça as mudanças pertinentes. Assim, você aproveitará tudo o que a modernidade tem a oferecer, mas sem desperdiçar tempo precioso com aquilo que não vale a pena.

Vamos lá, arrisque! •

Você também vai gostar de ler:

Não consuma lixo