Pergunta:

Oi Su, dessa vez eu não vim falar de algo relacionado ao meu namorado. É mais sobre mim. Uma das coisas que enche a minha cabeça. Su, meu sonho é cursar medicina, e graças a Deus minha mãe tá tendo condições de me pagar um cursinho. Eu faço o cursinho Objetivo, um dos melhores. Mas eu nunca sinto que estou estudando o suficiente sabe? Su, eu passei a minha vida inteira em escola pública, a maioria das coisas eu tô aprendendo agora. E tem um pessoal na minha sala que tá no 2 ano de cursinho, e olha que em revisão. Mas eu não posso fazer cursinho por mais 1 ano, primeiro que eu não vou ter condições, e também porque eu preciso passar na faculdade. Eu sei que cada um tem sua hora, mas eu preciso passae agora, pra não desanimada, pra minha ansiedade não atacar. Enfim eu tenho medo de não passar. Você deve saber que medicina é o curso mais concorrido, as notas de corte são altas, as vagas super concorridas. E eu tenho medo. Eu começo a estudar 7:10 e vou até 12:50 na aula ao vivo do cursinho já que agora só assim né rs’. Depois eu descanso um pouco, e aí eu converso com meu namorado, a gente não tá se encontrando nem nada, então eu acabo separando um pouco a mais de tempo pra bater papo. Lá para umas 15h00 eu volto a estudar e vou até 21h00. Às vezes eu sou produtiva, às vezes nem tanto. No final eu quase nunca fico satisfeita comigo mesmo. E sempre imagino que não estou aprendendo nada. E isso me tortura demais Su. Nessa sexta-feira eu decidi descansar, eu tava com sinal de exaustão já. E eu me senti mal por parar pra descansar. E nesse sábado (hoje na verdade) eu acordei cedo mas não consegui estudar, só vi aula depois, que foi ao vivo. E tem bastante dias que eu perco 1 ou 2 aulas por acordar mais tarde, por sono ou preguiça e isso faz eu me sentir muito mal. Eu tô conseguindo recuperar aos poucos, vou entrar de férias e quero recuperar ao máximo. E agora entrou o inverno, e fica ainda mais convidativo estar na cama, né Su. Mas eu não posso… Enfim, acho que é mais um desabafo, do que uma pergunta específica. Mas eu queria saber se você tem um conselho, algo a me dizer… Eu só quero conseguir passar sabe, e eu sei que preciso estudar bastante, mas às vezes eu só queria passar o dia sentada, sem fazer nada sério sabe. Ou só olhar o céu. Mas eu não sei fazer sem sentir culpa… P.

Resposta da Sú:

Hello, P.! Que bom encontrar você aqui. E legal que você está estudando para cursar medicina! De fato, é super concorrido, mas é importante lembrar que, se faz parte da história que Deus escreveu para você, ele vai ajudá-la no tempo e do jeito dele.

Queria conversar com você um pouco sobre nosso “discurso interior”, as coisas que dizemos para nós mesmas e que, quando repetidas com frequência, acabam se tornando supostas verdades (mesmo que nem sempre correspondam, de fato, à realidade).

Como você mesma observou, as conversas que você tem consigo mesmo são cheias de culpa e ansiedade. E noto que, em vários aspectos, elas também não correspondem 100% à realidade. Por exemplo, você diz para si mesma que precisa passar na faculdade logo de cara, se não vai desanimar e ficar ansiosa. Mas será que essa pressão que você está colocando sobre si mesma não serve apenas para aumentar a ansiedade? É natural que você queira passar na primeira tentativa, mas não significa que seu mundo vai desabar se isso não acontecer. Já pensou que Deus pode lhe dar forças, motivação e ânimo para estudar em casa? Ou que ele pode, de um jeito inesperado, prover os recursos para você fazer mais um ano de cursinho? Nada disso é impossível. Pelo contrário!

Outra coisa: muitas vezes é bem mais produtivo estudar menos horas, com a cabeça descansada e mais concentração, do que estudar várias horas, mas cansada e desconcentrada. É importante fazer pausas, dormir bem, se alimentar direito, etc. Eu sei que você sabe disso tudo intelectualmente, mas precisa colocar essas coisas em prática pela fé. Você fez bem em descansar quando se sentiu exausta. Esse é o certo. E, talvez, você precise ajustar seu horário de sono para dormir mais cedo e, se possível, acordar um pouco mais tarde. O sono em quantidade suficiente e de boa qualidade é importantíssimo para memória e raciocínio. Há momentos em que dormir ajudará você mais do que estudar.

E existem vários estudos que mostram que passar alguns momentos todos os dias “fazendo nada” e “olhando para o céu” também é proveitoso e aumenta a criatividade. Meu conselho, portanto, é que você focalize qualidade de estudos e não só quantidade. Converse bastante com Deus sobre esse assunto e peça para ele ajudar você a usar seu tempo de forma inteligente e a fechar os ouvidos para essa voz de culpa que fica lhe perturbando indevidamente.

Por fim, volto ao que lhe falei no começo. Aquilo que Deus planejou para você, ele também realizará. Sua parte nessa história é descansar nele e deixar que ele lhe mostre quando, quanto e como você deve estudar. E ele pode dar significado e satisfação para sua vida (e também perseverança e paciência) mesmo que você não passe de primeira. Peça para ele tirar dos seus ombros os pesos que você mesma tem colocado, para que você possa fazer seu trabalho neste momento com mais leveza e alegria, menos pressão e, consequentemente, mais produtividade. Confie que ele responderá!
Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.