Pergunta:

Graça e paz Su. Minha mãe as vezes resolve fazer churrasco, sair para lanchonetes comer espetinho e beber, mesmo sabendo que o recomendado é ficar em casa. Hoje ela está fazendo um churrasco para comemorar niver do meu irmão. Ela diz que não tem problema, que só não pode ter aglomeração, mas se todo mundo pensar assim, vai sair do controle. E ela está fazendo reforma em casa, e já foi avisado que reforma deve ser só em caso emergencial, do tipo quando quebra um cano, o teto racha. Mas minha as vezes responde na hora da raiva que não está nem aí. E ele é batizada e mesmo assim sai para beber. Sei que nos posso julgar, mas me preocupo com ela, com nossa família. Ela não é alcoólatra, mas mesmo assim já ouvi pastores falarem que não convém, pois pode causar escândalo para outros, ainda mais novos convertidos, e ninguém começa beber para ficar alcoólatra, é aos poucos que começa. E depois quando acontece coisas ruins, ela fica murmurando, reclamando, na hora da raiva fala palavrão. E depois ela reconhece que precisamos orar mais, ter vida com Deus. Eu também preciso Su, também tenho hábito de reclamar, xingar as vezes. Su me da dicas de como melhorar meu temperamento. Sou parecida com minha mãe, se ela e grossa comigo, as vezes sou com ela também, e muitas vezes sou grossa com ela por pouca coisa. Nós temos históricos de temperamentos pesados na família, parentes. Minha vó também é assim: explosiva, briga por qualquer coisa, xingar. Me ajuda. Kisses. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Que pena que sua mãe não tem consciência da importância de seguir à risca as instruções para esse tempo de pandemia. A meu ver, a melhor coisa que você pode fazer é deixar quieto, orar por isso e, na medida do possível, procurar manter o seu isolamento e os cuidados básicos (higienizar objetos de uso comum da casa, lavar as mãos com frequência, etc.). E, da próxima vez que sua mãe chamar pessoas para ir à sua casa, feche-se no seu quarto. Só porque ela ter contato social, não significa que você é obrigada a fazer igual.

E, quanto às questões de temperamento, creio que conversamos anteriormente sobre isso. Lembra-se das dicas sobre fazer “jejum de palavras” (disciplina do silêncio), sobre escrever seus sentimentos em um papel em vez de expressá-los para a pessoa na hora da raiva, de fazer o possível para não entrar em discussões (sair do ambiente)? Então, essas coisas todas são ferramentas para ajudá-la em conjunto com a formação espiritual que vem do tempo diário com Deus, do estudo da Palavra, etc. Não é mágica. Tem coisas contra as quais a gente vai lutar a vida toda. Eu mesma tenho dificuldade de não expressar minhas opiniões o tempo todo e de não perder a calma e algumas situações. Mas Deus está trabalhando, e ele não faz nada pelas metades.

Por fim, minha sugestão é que você combine com sua mãe de vocês duas orarem juntas todos os dias, nem que seja por dois minutinhos. Orem uma pela outra, pedindo para Deus ajudá-las a crescer na fé e trazer mais paz para o relacionamento. Mesmo que vocês orem quase a mesma coisa todos os dias, ter esse período diário juntas pode ser de imensa ajuda. Faça a experiência por algumas semanas, e depois conte como está indo 🙂

Graça e paz para sua semana!

Kisses,

Su