Comparar-se é errado?
Humm… depende!
Se você observa uma qualidade bacana em alguém e a admira, usando a comparação como inspiração para a sua vida, então, comparar-se, nesse sentido, pode ser algo bom e positivo. Se você vê, por exemplo, que uma amiga tira boas notas por se empenhar bastante, isso pode incentivá-la a passar algumas horinhas a mais estudando, assim como ela. Se vê que alguém cuida bem dos cabelos, pode aprender a cuidar bem dos seus também! Podemos aprender muito com os outros, além de ter oportunidade para ótimas conversas. Você pode dizer: Olha, como seu cabelo é lindo! O que utiliza para deixá-lo tão brilhante?
Agora, se você observa uma qualidade bacana em alguém para sentir-se diminuída ou com sentimento de raiva e culpa, então, não é legal. Isso porque a comparação, nesse contexto, tem um efeito negativo. Isso acontece, é normal, pois o ser humano sempre está se comparando e sentindo até aquela invejinha em relação ao que o outro tem. Mas devemos evitar isso, pois cada um é cada um. Somos únicos e todos carregamos algo especial e que não precisa ser necessariamente igual ao que o outro tem ou faz. Se uma amiga da escola é superpopular e você não, isso não quer dizer que você é menos importante. Jamais devemos pensar que nosso valor está em coisas como beleza, popularidade, notas elevadas, curtidas nas redes sociais, viagens, entre outras coisas.
Você pode não ser superpopular, mas é alguém com um coração lindo. Você pode não ter ido à Disney nas férias, mas ficou em casa com pessoas maravilhosas, curtindo o amor e a companhia delas. Pode ser que não tenha lá tantas curtidas nas redes sociais, mas tem amigos ou parentes que valorizam e amam você.
Quando perceber que está comparando-se com alguém, reflita: estou fazendo isso da maneira positiva ou da maneira negativa? Se acontecer de você comparar-se a alguém, use isso como inspiração, jamais como algo para deixá-la para baixo.
Lembre-se sempre de que Deus criou você assim… única. Não há ninguém no planeta inteirinho que seja igual a você. Portanto, encha-se de alegria e viva plenamente, aprendendo e crescendo sempre, desfrutando a amizade, a companhia e os aprendizados do dia a dia com aqueles que estão ao seu redor! Viva sua singularidade e abra um sorriso, pois, na realidade, todos nós somos incomparáveis! •