Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! E bem-vinda de volta : )

Para começar, precisamos entender que ler a Bíblia e orar não é uma questão de obrigação, mas de relacionamento. Não dá para cultivar uma amizade sem conversar com a outra pessoa, não é mesmo? Com Deus é a mesma coisa. Você não fala com ele por obrigação, mas porque precisa dele, porque quer se relacionar com ele. E, o que é mais importante: O Deus Todo-Poderoso, que criou o Universo e tudo o que existe, quer passar tempo e bater papo com você. Se você realmente acreditar nisso, separar tempo para ele vai fazer mais sentido.

Outra coisa importante de lembrar é que amor não é simplesmente sentimento. Não precisamos sentir amor por Deus primeiro para, depois, ler a Bíblia e orar. Na realidade, é o contrário: quando começamos a conhecer Deus melhor por meio da leitura e da oração, nosso amor (desejo de andar com ele, obedecer-lhe, glorificá-lo com nossa vida, etc.) cresce. Primeiro vem a ação e, depois, os sentimentos.

Como em tantos outros casos, amor é expressado por meio de decisão e ação. Se 10 ou 15 minutos parecem demais, assuma o compromisso de ler e refletir sobre um versículo por dia (Salmos e Provérbios têm muitos versículos que podem ser lidos um de cada vez). Em seguida, ore a respeito desse versículo. Por exemplo: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Sl 1.1). Você pode orar: “Senhor, obrigada porque, pela tua graça, eu tenho acesso a tua sabedoria e teu cuidado e não preciso me deixar levar pelos conselhos dos maus. Peço que o Senhor me ajude a não imitar as condutas que não agradam a ti, a não zombar das coisas verdadeiramente importantes, mas a viver de forma a alegrar o teu coração. Em nome de Jesus, Amém”.

Outra coisa que tem me ajudado imensamente a cultivar esse tempo com Deus é ter um Caderno de Gratidão. Separe um caderno e, a cada dia, comece a anotar no mínimo três motivos de gratidão, por mais simples que sejam. Pense naquilo que você estiver anotando, no que representa do amor e do cuidado de Deus. Faça uma oração sobre esses itens. Por exemplo: (1) Pão com margarina. (2) Céu azul. (3) Saúde para hoje. Oração: Muito obrigada, Deus, porque o Senhor tem me dado alimento a cada dia. Ajude-me a ser generosa, como o Senhor é generoso comigo. Obrigada pela beleza do céu, que reflete a tua beleza. Eu te louvo pelo céu. E obrigada porque o Senhor tem dado saúde para meu corpo. Ajude-me a cuidar bem dele e usá-lo para tua glória. Amém”.

Como você pode ver, esses dois exercícios juntos não levam nem 10 minutos. O importante é você assumir o compromisso. Pense da seguinte forma: Quando é hora de ir para a faculdade, você fica enrolando e, depois, falta na aula? Provavelmente não, kkk. Então, quando for hora de fazer as anotações no Caderno de Gratidão, peça para Deus ajudá-la a entender que esse é um compromisso ainda mais importante. E não desista. Continue tentando, continue pedido forças ao Senhor. Ele é o maior interessado em ajudá-la!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.