Hello, A.! Bom encontrá-la aqui! 😀
Sinto muito que você esteja passando por essa experiência tão triste. É difícil quando relacionamentos ficam confusos e mudam de um jeito que a gente não gostaria.
Antes de responder a sua pergunta, queria pensar junto com você sobre algumas questões.
Primeiro, é importante entendermos o que é um namoro de verdade. Se você ainda não viu nosso post sobre isso, recomendo que leia, pois ajudará você a compreender o que vou dizer em seguida. Veja o post aqui: http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/
Tendo em conta a seriedade de um compromisso de namoro, há uma segunda questão. Se esse garoto tem tanto afeto por você, por que não continuar o relacionamento? Essa história de querer se dedicar totalmente aos estudos e depois “voltar” com você é muito sem cabimento. Namoro é um relacionamento no qual um apoia o outro em seus projetos pessoais. Da forma como ele coloca, é como se namorar você fosse atrapalhar os planos dele. Se ele tivesse maturidade e consciência do que é namoro, ele entenderia que você pode ser uma aliada, uma companheira, uma força para ele durante esses seis anos de estudo. E, igualmente importante, ele estaria disposto a ser seu aliado, companheiro e uma força para você também! Para duas pessoas que realmente se valorizam, é absurdo falar: “Olha, eu vou fazer minhas coisas. Quando eu terminar, aí a gente continua o relacionamento. Enquanto isso, eu posso ficar com quem eu quiser aqui (e você aí)”.
Terceiro, enquanto ele está em outra cidade vivendo a vida dele, ainda fica com ciúmes de você, o que é outro sinal de que ele ainda precisa amadurecer quanto a relacionamentos.
Por fim, uma hora e meia de distância não é nada para um casal que realmente quer continuar o relacionamento. Minha impressão é de que ele está usando isso como desculpa para sair do compromisso de vocês.
Diante de tudo isso, em resposta a sua pergunta, tomando como base o que você descreveu, esse relacionamento não tem nenhum futuro. Eu sei que é difícil você ouvir isso, mas, em minha opinião, é melhor você se afastar completamente dele agora, do que passar anos vivendo em um estado de suposta amizade, indefinição, sabendo que talvez ele esteja com outras meninas, etc. Isso é sofrimento demais! A meu ver, é melhor você passar por esse período doloroso agora, se distanciar totalmente dele, deixar seu coração se acalmar e sarar e, então prosseguir com a vida. Você merece respeito e apreciação que ele, obviamente, não está lhe dando.
E, mais importante de tudo, fale com Deus sobre essa situação. Peça clareza, sabedoria e ajuda dele para se posicionar com firmeza nessa situação. Deus entende tudo de relacionamento e gosta de nos mostrar como vivenciá-los de uma forma saudável, que não traga uma porção de angústias.
Pense com calma em tudo que lhe falei e, se quiser, passe aqui novamente para conversarmos mais!
Até a próxima!
Kisses,
Su