Hello, F.! Para começar, não existe nada de errado em investigar o catolicismo. Católicos e protestantes têm muitos pontos em comum, mas também algumas diferenças importantes. Não é apenas a questão dos santos. Existem vários outros pontos em que pensamos de forma diferente.
Meu conselho é que você estude essas questões. Recomendo para você o material abaixo, que fala dos cinco elementos fundamentais que distinguem protestantes de católicos:
Só porque existem essas diferenças, porém, não significa que você não pode ir a uma missa ou conversar com católicos.
Eu vou a missas ocasionalmente (gosto da liturgia – a forma como o culto é organizado), leio livros de alguns excelentes autores católicos e tenho amigos católicos. Isso não significa, porém, que eu concorde com tudo o que é ensinado pelo catolicismo. O mais importante é compararmos tudo – seja na igreja católica ou na igreja protestante – com aquilo que a Bíblia diz. Ela é nosso referencial.
E, quanto a essa ideia de ser freira, saiba que existem grupos de mulheres protestantes que se dedicam inteiramente ao Senhor por meio do celibato. Em algumas denominações, elas são conhecidas como diaconisas. Pode ser interessante você estudar um pouco mais esses grupos também.
Além disso, se você se interessar pelo estilo da missa como forma de adoração, talvez você se identifique com denominações que têm uma forma de culto mais estruturada, como os luteranos, os anglicanos e até os presbiterianos.
Não tenha medo de estudar o catolicismo, de pesquisar o que ele ensina e de reconhecer que tem coisas boas (que os protestantes parecem ter esquecido, rsrs). Peça bastante discernimento do Espírito nessa investigação, e também sabedoria para lidar com seus pais, a fim de que esse interesse não prejudique seu convívio com eles.
Deus conhece seu coração e quer ajudá-la em sua busca. Confie nisso!
E, se quiser conversar mais, é só passar aqui novamente!
Kisses,
Su