Hello, M.! Você mencionou dois extremos: cilada de Satanás ou algo que pode realmente ajudar. Claro que esses extremos existem, mas entre eles há um espaço bem grande, em que algumas coisas são mais úteis que outras. O mais importante de tudo é você gastar bastante tempo estudando a Palavra de Deus para fortalecer seu relacionamento com ele e adquirir verdadeira sabedoria para avaliar tudo o que você assiste. Existem bons vídeos sobre filosofia, e existem outros que são contrários ao que Deus nos ensina. Não posso avaliar o que você está assistindo sem saber do que se trata exatamente. A filosofia em si é uma área de conhecimento como qualquer outra, que pode ser usada de forma boa e saudável, ou nem tanto.
Quanto a autoconhecimento e autoajuda, é importante lembrar que, como cristãos, nós temos o Espírito Santo de Deus dentro de nós. Você já parou para pensar no que isso significa? O Deus absolutamente poderoso, que criou todo o Universo, veio morar dentro de você para sustentá-la, fortalecê-la e torná-la cada vez mais semelhante a Cristo. Dentro desse contexto, portanto, para mim não faz muito sentido pensarmos em simples “autoajuda”. Sim, nós podemos e devemos procurar nos conhecer, entender as áreas em que precisamos crescer e buscar formas de desenvolver maturidade – MAS, fazemos tudo isso debaixo da direção e com a ajuda do Espírito. Sem ele, não conseguimos ajudar a nós mesmos de verdade. Além disso, nossa identidade tem como base o fato de que Deus nos criou, nos amou, nos escolheu e está trabalhando em nós e nos preparando para o dia em que estaremos com ele para sempre. Todo autoconhecimento precisa levar esses fatos fundamentais em consideração.
Portanto, amiga, você não precisa deixar de assistir a vídeos de filosofia e afins, mas faça isso de modo bem seletivo, prestando muita atenção em tudo o que é proposto, comparando com a Palavra de Deus e pedindo ajuda do Espírito para entender o que é verdadeiramente bom ou não. E, se quiser tirar dúvidas a respeito de conteúdos específicos, é só escrever novamente, ok?
Até a próxima!
Kisses,
Su