Pergunta:

Graça e paz, Su. Então, sei que posso contar com Deus em qualquer hora e ele está sempre disposto a me ajudar a melhorar, evoluir todos os dias. Mas eu ainda tenho alguns pré-conceitos em relação a certas coisas. Eu confesso que ligo muito para aparência fisica. Não que eu só ache que isso importa. E que o que mais vale, é o interior, preenchido pelo amor de Deus, revestido do Espírito Santo. Mas eu penso assim: Eu prefiro futuramente um rapaz bonito (aos meus olhos, não para eu exibir como troféu aos outros), com caráter, totalmente comprometido com Jesus, do que um rapaz “feio” aos meus olhos, e que também tenha as mesmas características acima. Ao mesmo tempo me sinto uma hipócrita, pois estou dando a entender que o primeiro tipo de rapaz, seria melhor do que o segundo ( o que não é verdade). E uma pergunta um pouco curiosa: O que você acha de mulheres, homens, que não tenham beleza física (dentro dos padrões impostos pela sociedade), mas que querem namorar, casar com pessoas bonitas. Já ouvi de pessoas, que não é porque elas são feias, que querem se relacionar com pessoas feias. E eu também penso, que eu posso me casar com um homem bonito, fiel, de Deus, e pode vir acontecer um acidente e ele ficar desfigurado, mas nesse contexto, seria diferente, pois eu já teria uma ligação com ele, afeto, amor. Eu tento encontrar características bonitas nas pessoas, mesmo que elas não correspondam ao padrão social, ou ao meu tipo. Por exemplo, ela pode não ter o rosto todo bonito, mas as vezes o olhar é bonito, o sorriso é encantador. Desde já, obrigada. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Para começar, que tal ajustarmos a terminologia? Como conversamos anteriormente (veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ola-querida-su-eu-sei-que-deus-nao-olha-a-aparencia-do-homem-mas-sim-o-coracao-mas-as-vezes-eu-acho-uma-pessoa-feia-ou-muito-feia-e-nao-concordo-que-seja-pelo-padrao-de-beleza-imposto-pela-socied/) não existem pessoas feias – existem pessoas que não agradam nosso senso estético pessoal. Não é obrigatório que todo mundo corresponda a seu senso estético, mas é importante entender que essas pessoas cuja aparência não lhe agrada não são feias. “Feio” é um termo que jamais deveria ser usado para seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus.

Além disso, é super importante levar em conta que, se Deus preparou alguém para você (e você para alguém), ele fará seu caminho cruzar com um homem que atrairá você como um todo (e isso inclui a aparência). Será um conjunto de coisas. Deus não irá colocar na sua frente alguém que não exerce nenhum tipo de atração e então mandar que você case com o sujeito. Não é assim que funciona. Eu lhe garanto que, se/quando você começar uma a amizade com o rapaz que um dia será seu marido, você verá claramente a beleza dele, mesmo que isso aconteça com o tempo, ao longo da amizade. Portanto, fique tranquila, pois você está se angustiando com um dilema falso 🙂

Ainda assim, todos nós precisamos pedir a Deus continuamente que ele ajuste nossa visão para que enxerguemos os outros com os olhos dele. Esse é um passo importante para todas as nossas interações, quer de ordem romântica ou não.

E, diante do que acabei de explicar, não faz sentido falarmos de pessoas “feias” que querem namorar/casar com pessoas “bonitas”. Essas situações acontecem dentro de conceito distorcido de beleza, tão predominante dentro de nossa sociedade. É como se “beleza” fosse um bem, um capital. Ter  um(a) companheiro(a) considerad(a) bonito(a) é uma forma de adquirir status. Nesse sentido, não é muito diferente de querer roupas, carros, casas bonitos. É uma objetificação das pessoas.

Por fim, que bom que Deus tem ajudado você a ficar atenta para a beleza que ele deu a cada pessoa. Continue a fazer esse exercício, pois você está no caminho certo!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.