Hello, L.! Quanto à primeira dúvida, sobre os trabalhos domésticos, acho que já conversamos sobre isso. O primeiro passo para mudar sua atitude é exercitar gratidão. Creio que sugeri para você anteriormente de manter um caderno de gratidão, em que você anote pelo menos três motivos de agradecimento por dia (de preferência mais, rs). Olhe ao seu redor. Reconheça que tudo o que você tem é presente de Deus. E agradeça! Quanto mais você fortalecer o hábito da gratidão, menos vontade você terá de reclamar. E aplique isso às tarefas da casa. Enquanto estiver trabalhando, em vez de ficar pensando em como aquela tarefa é chata (eu entendo, pois também não gosto de trabalho doméstico, kkk), agradeça porque você tem uma casa para limpar, porque você tem saúde e forças para fazer isso, porque você tem condições de comprar produtos para essa limpeza. Se a casa está suja, é porque você mora dentro dela e desfruta das conveniências e confortos que ela oferece. Se os pratos estão sujos, é porque você tem alimento todos os dias. E assim por diante. Lembre-se, também, de que em última análise não trabalhamos para nós mesmas ou para outras pessoas (sua mãe, seu irmão, etc.). Nos trabalhos para Deus. Quando servimos a outros, estamos servindo a ele. Não é bom demais isso?
Quanto a seu irmão, não vejo o que você possa fazer além de orar por ele e ajudar nas tarefas práticas, especialmente se ele não conversa sobre as questões de saúde mental que ele enfrenta. A meu ver, tanto você quanto seu irmão (e sua mãe também) precisam de forte apoio psicológico para lidar com essas questões. Aliás, esse é um bom assunto para você apresentar à psicóloga. Você já está indo às sessões?
Quanto à divisão de trabalho entre marido e esposa, acho que você mesma já respondeu, kkk. Quem passar mais tempo em casa ou tiver de se dedicar menos tempo a outras tarefas, seja o homem ou a mulher, deve se mobilizar mais para cuidar da casa. As tarefas não devem ser divididas simplesmente por gênero. Deve ser divididas de acordo com bom senso e com a situação de cada casal.
Quanto às notícias, passe menos tempo online e/ou vendo tv e mais tempo fazendo outras coisas produtivas. Você não precisa assistir/ler todas as notícias todos os dias para ficar atualizada. E lembre-se de que, por mais caótico que o mundo pareça, Deus ainda está no controle. Precisamos tomar diariamente a decisão de acreditar nisso e perguntar o que ele quer que nós façamos para contribuir para o bem no mundo, enquanto Cristo não volta.
Até a próxima!
Kisses,
Su