Pergunta:

Oi Su, tudo bem? Novamente passando por aqui… Então, estou ótima em relação a Igreja e estou lidando bem com a depressão. Teve a ebf nesse último fim de semana e percebi o quanto tenho afinidade com departamento infantil. Bom, aconteceu algo bem desagradável e queria que você me ajudasse a saber se eu tomei a atitude certa ou não. Tem um homem lá da igreja que ele é bem estranho, ele não tem um histórico muito bom, inclusive ele já foi preso, mas não é por isso que desconfio dele, Deus é especialista em transformar vidas. E aí, ele tem 36 anos e já deu em cima de uma menina da mesma idade que a minha e ficou no pé dela, até que ela saiu da Igreja. Ele foi para os cultos da EBF e me gravou dançando, até aí achei tudo normal e agradeci. Só que veio uma menina de 7 anos aqui pra casa e enquanto eu estava dormindo, ela mexeu no meu celular e acabou mandando mensagem pras pessoas que estavam recentes no meu WhatsApp. Ele achou que era eu, eu pedi perdão e disse que não era. E eu achei que ele tinha entendido. Passou um dia e ele mandou umas imagens e logo após riu, eu não entendi e apaguei o contato. Ele me mandou mensagem de novo perguntando o que eu achava dele e que não era pra eu ser tímida, mas que respondesse. Eu respondi que não tinha entendido as mensagens dele e ele respondeu: “só sou eu tentando conquistar a sua amizade rs.” Eu dei um fora nele, pois tinha percebido a intenção e ele falou que eu não tinha amor ao próximo e que queria ser só o meu amigo. Su, ele é 20 anos mais velho do que eu. Isso não existe! Tirei print das mensagens e mandei pro meu pai e ele me aconselhou a mandar pro pastor, porque esse “irmão” é obreiro. O pastor pediu pra que eu ficasse em paz e que ele iria resolver. Só que minha mãe reprovou a minha atitude, disse que eu ia prejudicar o irmão e que ele ia ficar com raiva de mim e ia tentar fazer alguma coisa ruim comigo. Hoje vou pro culto, mas estou com medo. o que você acha disso? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Bom encontrar você aqui novamente! Fico feliz de saber que Deus tem ajuda você a enfrentar seus desafios com mais tranquilidade. Ele é sempre bom!

Quanto à situação que você descreveu, a meu ver sua atitude foi absolutamente correta. Você fez bem em dar um fora nesse homem e também fez bem em falar com seu pai e mostrar as mensagens para o pastor. Como você disse, mesmo que as intenções dele fossem das mais puras (desconfio que não seja o caso), não é apropriado, de jeito nenhum, uma pessoa da idade dele querer “conquistar a amizade” de alguém da sua idade. Meu conselho é que você evite ao máximo qualquer contato pessoal com ele na igreja. Se ele vier falar com você, que seja na presença do seu pai (melhor não envolver sua mãe, uma vez que ela parece não ter entendido a situação). Evite, também, comentar sobre esse assunto com outras pessoas da igreja, além da liderança e de sua família, para evitar que a situação se complique ainda mais. Peça para Deus lhe dar clareza, tranquilidade e sabedoria nessa questão, como ele já está fazendo – e fique em paz. Vamos conversando!

 

Kisses,

Su