Hello, Y.! Se o menino se declarou pessoalmente, o mínimo que você pode fazer é dar uma resposta pessoalmente também, e não mandar recado por outros, ok? Eu sei que é difícil dizer “não” para alguém legal. E achei muito bacana de sua parte se preocupar com os sentimentos do menino. Mas, a melhor maneira de mostrar que a gente respeita e valoriza alguém é ser honesta. Portanto, fale com o garoto. Diga para ele que você tem grande consideração por ele como amigo. Você também pode explicar que, com 13 anos, ainda não é hora de você pensar em um envolvimento romântico com ninguém, Mas, que esse é um bom momento para desenvolver amizades. Fale com jeitinho, mas seja sincera e não enrole o menino nem dê esperanças falsas.
E lembre-se de que, na verdade, a gente não controla os sentimentos dos outros. Você pode falar com todo jeito do mundo e, ainda assim, talvez o menino fique chateado. Mas não se angustie com isso, pois com o tempo ele deixará de ficar triste com você. E, quem sabe, você ainda poderão ser bons amigos 🙂
Mais importante de tudo: converse com Deus sobre essa questão e peça para ele lhe dar as palavras certas para essa conversa e para preparar o coração do menino. Deus entende tudinho de relacionamentos e gosta muito de nos ajudar com essas questões! Se quiser saber mais sobre como conversar com Deus, veja:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su