Hello, P.! Que bom que Deus tem lhe dado o desejo de viver de uma forma que alegre o coração dele! Quanto mais você meditar sobre o tamanho da graça, do amor, da misericórdia e da compaixão de Deus por você, mais disposta a perdoar você se tornará. O perdão, portanto, não começa conosco, mas com Deus. “Nós amamos [e perdoamos] porque ele nos amou [e perdoou] primeiro” (1João 4.19).
É importante entender algumas coisas sobre o perdão:
1 – Ele é uma decisão, e não um sentimento. Talvez você não tenha vontade de perdoar, mas toda a decisão de fazê-lo.
2 – Quando alguém nos magoa, essa pessoa fica em dívida conosco. Perdoar é cancelar a dívida, ou seja, é tomar a decisão de não olhar para a pessoa como ela ainda devesse algo para nós (inclusive um pedido de desculpas).
3 – Depois de perdoar, você não precisa gostar da pessoa, nem voltar a ter amizade. Precisa, contudo, amar a pessoa de acordo com os padrões bíblicos (desejar o bem dela e, se for o caso, demonstrar bondade por ela), lembrando que amor também não é um sentimento fofo, mas sim, uma decisão de fazer o bem a outros.
4 – Às vezes, você vai ter que trazer para a memória a decisão de perdoar. Quando você começar a sentir raiva, irritação ou mágoa de novo, peça para Deus ajudá-la a voltar à sua declaração de perdão.
Em termos práticos, portanto, você não precisa retomar a amizade. Um bom relacionamento exige esforço das duas partes e, se a outra parte não está a fim de reconhecer os erros, não dá para se relacionar. Só dá para perdoar e ficar na sua. Também não precisa abrir um sorriso sempre que vê a pessoa. Ser educada e “neutra” (como você tem feito) e não sair por aí falando mal dela pode ser suficiente, pelo menos no momento. Mais adiante, Deus talvez mostre outras coisas que você poderá fazer.
Por fim, lembre-se de que, em Cristo, já não existe nenhuma condenação ou maldição sobre nós – não importa o que façamos ou deixemos de fazer, Deus nunca traz o mal para nossa vida. Leia Romanos 5.1-2 e Romanos 8 (o capítulo inteiro é maravilhoso). Receba o amor e o perdão de Deus, e ele a ajudará a se manter firme em sua decisão de perdoar outros.
Até a próxima!
Kisses,
Su