Pergunta:

Resposta da Sú:
Querida R, posso imaginar como você ficou chateada com essa situação. De fato, é natural sentirmos tristeza quando pessoas que consideramos importantes parecem se esquecer de nós.
Gostaria de refletir com você, porém, sobre o quadro mais amplo. Essas pessoas falam com você durante o ano? Demonstram afeto e amizade por você em outras ocasiões? Ou é só um lance de ligar no aniversário? Em minha opinião, precisamos levar isso em consideração. Eu tenho amigos queridos que se esquecem de meu aniversário, mas que caminham comigo o ano todo, com muito carinho. Pra mim, isso é bem mais importante do que eles se lembrarem de uma data.
E, se essas pessoas não se relacionam de modo próximo com você durante o ano, por que será que é importante elas ligarem no seu aniversário? Será que você está usando isso como medida do afeto delas?
Além disso,  por mais difícil que seja (e é beeeem difícil), a gente precisa fazer as coisas pelos outros sem expectativas de retribuição. Eu sei que você se esforça para dar os parabéns para todo mundo. Isso é bem legal! Mas só porque você age desse modo, não pode esperar que outros façam o mesmo. Aí, se torna uma questão de obrigação, o que não tem a mínima graça. Quanto mais expectativas formamos em relação a outras pessoas (mesmo que sejam expectativas justas e válidas, como a sua), mais nos decepcionamos. À medida que vamos crescendo em amor, precisamos da ajuda de Deus para não fazer um “balanço” de quanto demos e quanto recebemos. Deus sabe de quanto carinho você precisa e, no tempo e do jeito dele, vai suprir essa necessidade.
Portanto, amiga, aí vai um projeto para os próximos 12 meses: Converse com Deus, peça para ele mostrar se você está esperando demais dos outros e se você está demonstrando afeto com a ideia de que as pessoas terão de retribuir do jeito que você gostaria. Peça para Deus consolar seu coração (como disse, sua tristeza é natural e válida). E preste atenção se você tem verdadeiros relacionamentos de amizade com esses parentes ou se é mais um lance de cumprir obrigações em certas datas. Desse modo, você vai sentir mais liberdade de não ligar para todo mundo nos aniversários deles e também vai ficar menos chateada se os outros não ligarem no seu aniversário.
E, sempre que quiser tirar alguma dúvida ou trocar uma ideia, é só escrever!
Kisses,
Su
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.