Hello, B.! Obrigada por dividir seu desabafo. Entendo em parte seu dilema, pois também fui filha de pastor por muitos anos (tipo, quase literalmente nasci dentro da igreja, kkk). Eu sei que as cobranças e expectativas são pesadas. Felizmente, porém, não precisamos lidar com elas sozinhas.
Para começar, a gente precisa entender algo super importante: A caminhada com Cristo não tem nada a ver com simples religiosidade, comportamentos e participação na igreja. A caminhada verdadeira com Cristo é feita de relacionamento pessoal com ele. E isso é muito bom!
Você me falou de suas atividades na igreja e da religiosidade/comportamentos que seus pais parecem cobrar de você. Mas e como está seu relacionamento diário, sua amizade com Deus? Como estão suas conversas com ele?
Você pode fazer parte de duzentos ministérios e pode até seguir bonitinho todas as regras que seus pais definem, mas para Deus nada disso, de si mesmo, tem valor (mesmo que tenha valor para seus pais e outras pessoas na igreja). Ele quer se relacionar conosco, e não com uma máscara que talvez a gente coloque aos domingos.
Os comportamentos apropriados, as escolhas sábias de amizade, o relacionamento equilibrado com os pais e até mesmo nossa atitude em relação aos programas da igreja precisam ser consequência e reflexo de algo muito mais profundo: de um entendimento do tamanho do amor e da graça de Deus por nós. Qualquer coisa que a gente faça ou deixe de fazer tem que nascer do amor dele por nós e de nosso amor por ele. É para ele que a gente corre quando bate essa angústia que você descreve, pois só ele pode nos socorrer. E ele está muito interessado em nos ajudar a lidar com esses conflitos de família. Para algumas dicas práticas sobre essa questão, veja este post:
http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/03/o-que-significa-honra-os-pais/
Você vai entender que é possível honrar seus pais e conviver com eles mesmo sem concordar com todas as imposições que eles colocam.
Não desista de tentar conversar com eles (com muita calma) e, acima de tudo, não desista de buscar ajuda de Deus. Ele pode transformar de maneiras incríveis nossas situações e nossa forma de encarar as coisas. Não estou falando isso só por falar, como frase feita. Estou dividindo com você algo que eu mesma experimentei com minha família. Deus me socorreu e ele está ao seu lado para ajudar você também!
Aproveito para deixar com você uma passagem que eu gosto demais: Hebreus 4.14-16.
E volte sempre que quiser para conversarmos. Você não está sozinha!
Kisses,
Su
Ah, acho que estes posts também podem te interessar:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/e-errado-ser-amiga-de-gays/
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/e-errado-ser-amiga-de-pessoas-nao-evangelicas/
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/e-pecado-mascar-chiclete/