Hello, D.! Vamos às respostas:
1 – Eu tenho dezenas de Bíblias de estudo e comentários de diferentes linhas teológicas. Eles me ajudam um monte na hora de responder perguntas aqui. Também faço pesquisas em vários sites (a maioria em inglês). Em português você encontra algumas discussões interessantes em http://monergismo.com/categoria/teologia-reformada-2/, por exemplo. Outra forma de pesquisar é colocar um assunto e a linha teológica que você deseja pesquisar. Por exemplo: “doutrina da salvação teologia reformada”.
2 – Não temos por prática apagar perguntas/respostas. Em dez anos de blog, fizemos isso apenas uma vez (depois de uma cuidadosa avaliação da equipe), com uma leitora que se encontrava em uma situação extremamente delicada.
3 – Você mesma respondeu a pergunta sobre a mulher pedir o homem em casamento ao citar o exemplo bíblico de Rute 🙂 Não existe orientação bíblica nenhuma que impeça a mulher de fazer isso. De fato, não faz sentido o homem ter de pedir só para mostrar maturidade. Ambos precisam ser maduros para tomar uma decisão desse tamanho!
4 – O exemplo de salvar a mulher em lugar dos filhos é um tanto exagerado e surreal, não? Sem dúvida, o compromisso prioritário de relacionamento do casal é um com o outro. Não é certo colocar filhos antes de marido/esposa o tempo todo no dia a dia. Agora isso não tem nada a ver com situações de perigo.
5 – Deus nunca odiou nem vai odiar (no sentido de “não amar”) ninguém, nem mesmo quem está no inferno. Isso fica claro em 1Timóteo 2.3-4 e em João 3.16. Ele rejeita (não pode se relacionar com) aqueles que escolhem conscientemente e teimosamente viver em pecado (aqueles que odeiam Deus), mas isso não diminui seu amor. Afinal, ele criou cada ser humano!
6 – Quanto à diferença de idade, precisa levar em conta cada caso. Algumas meninas chegam aqui dizendo: “Tenho 13, 14, etc. anos e quero namorar um cara de 20, 25, etc.”. Meio complicado, né? Especialmente quando são relacionamentos totalmente fora dos padrões de Deus, em que a primeira coisa da lista é sexo (nesse caso, inclusive, é crime). Por isso minhas respostas a esse respeito costumam ser na linha do “melhor não”. Além da idade, existem outras considerações, como nível de maturidade, compatibilidade de interesses, e relacionamentos familiares mais amplos. Um cara de 40 anos que ainda é tratado como adolescente pelos pais, por exemplo, talvez não esteja preparado para casar com ninguém, nem com uma menina de 20. Não sou taxativamente contra, mas em nossa sociedade precisamos fazer uma análise que vá além da diferença de idade. Acho errado homens mais velhos que procuram meninas mais jovens para “formá-las”, ou seja, prepará-las para viver em função deles, ter a opinião deles, etc. A propósito, podemos levantar outro questionamento: Em determinadas circunstâncias, que problema haveria em uma mulher mais velha se casar com um homem mais jovem?
7 – Você não respondeu que seguiria Jesus porque pensou apenas em suas próprias forças, e não nas forças que ele daria ao chamar você. Aliás, foi exatamente isso que aconteceu. Quando Deus chamou você para se relacionar com ele, você aceitou porque ele já havia trabalhado em seu coração. Não fique se martirizando por não ter levantado a mão, mas lembre-se de que Deus nos capacita para tudo o que ele nos chama a fazer. E isso é muito maravilhoso 🙂
8 – Quanto à questão da crucificação e da violência, você está certa. Nosso Deus não é inerentemente violento. Leia o que Deus diz a respeito de si mesmo em Êxodo 34.6-7 (repetido em Naum 1.3). A ira de Deus é sempre justa e merecida. Aliás, se ele fosse agir apenas de acordo com a justiça dele, deveria ter destruído todos nós. Em vez disso, ele lançou toda a ira dele contra o pecado sobre Cristo na cruz, o que significa que não sobrou ira nenhuma para aqueles que estão em Cristo. Para um não cristão, porém, é impossível entender, sem a iluminação do Espírito, que todos nós merecíamos ser destruídos. Se não entendemos quão depravados são os seres humanos, é difícil compreender que, na verdade, o que mais se destaca ao longo de toda a história da humanidade, são a graça, a misericórdia e o amor de Deus por nós.
Ufa! Acho que respondi tudo, kkk.
Até a próxima!
Kisses,
Su