Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida G., fique tranquila, pois aqui você permanece totalmente anônima.
Para começar, é importante considerar que esses sentimentos não são apenas algo espiritual, que você possa vencer com força de vontade e oração. Pelo que você descreve, é possível que se trata de depressão – ou seja, de uma doença física, que envolve a falta de algumas substâncias no seu cérebro e, portanto, precisa ser tratada por um médico especializado. Marque o quanto antes possível, consulta com um clínico geral. Ele provavelmente pedirá exames e a dará o encaminhamento correto.

Além disso, também pode ser de grande ajuda conversar com um terapeuta, psicólogo ou conselheiro que poderá orientá-la sobre questões emocionais que talvez estejam gerando essa angústia toda. A perda do seu amigo, por exemplo, é algo extremamente sério, que precisa ser conversado com um profissional capacitado para ajudá-la. Além do médico, portanto, marque consulta com um psicólogo. Se possível, converse também com sua família ou com alguma pessoa adulta de sua confiança. E, quando vierem esses pensamentos de morte, uma coisa bem simples e prática de fazer é ligar para o CVV – centro de valorização à vida. Eles têm atendimento 24h online ou por telefone com pessoas treinadas para ajudá-la nesses momentos. O site é https://www.cvv.org.br/.

Converse muito com Deus sobre essa questão. Saiba que ele já preparou pessoas para ajudá-la e pode encaminhá-la para elas a fim de receber alívio desse sofrimento.  Peça para ele lhe dar forças para buscar essa ajuda e lhe mostrar com quem você pode se abrir.

E, sempre que quiser conversar, passe aqui, ok? Você não precisa passar por isso sozinha, e estamos sempre à disposição!

 

Kisses,

Su