Hello, C.! Muito obrigada por sua mensagem. Fiquei feliz de ver como Deus está trabalhando de tantas maneiras incríveis em sua vida e como lhe deu alegrias esses tempos. É graça que não acaba mais! 🙂
E absolutamente AMEI sua ideia do “Projeto Girassol”! Aliás, a Bíblia chama Jesus de nosso “Sol da justiça” (veja a passagem linda de Malaquias 4, especialmente v. 2). De fato, fala-se muito pouco sobre suicídio dentro da igreja e é um tema que precisa urgentemente ser trabalhado do ponto de vista cristão, com amor e de forma prática, como você colocou muito bem. Tenho três observações a esse respeito:
- Sigo uma linha de interpretação bíblica que não considera o suicídio como pecado sem perdão quando ele é cometido por um cristão. Afinal, o “pecado sem perdão” ao qual à Bíblia se refere é algo diferente e, para quem está em Cristo, esse pecado é impossível. Para ler conversas que tive com outras meninas sobre esse assunto digite aqui na caixinha de busca aqui do blog “pecado sem perdão”. Além disso, a meu ver, um cristão só comete suicídio quando sofre de alguma doença mental séria que o leva a esse ponto. Ele não está em sã consciência e, se é fruto de uma doença, não pode ser considerado pecado. O que me leva ao segundo ponto.
- Além de falar do suicídio em si, acho super importante tratar das causas que, na maioria das vezes, estão ligadas a doenças mentais e vícios. Muitas igrejas pensam que cristãos não sofrem de ansiedade, depressão, transtornos alimentares, alcoolismo e coisas do gênero, mas isso não é verdade. Estamos sujeitos a essas doenças como qualquer outra pessoa e, portanto, precisamos não apenas de oração e cura espiritual, mas também de ajuda psicológica e psiquiátrica e, com frequência, de grupos de apoio – essas coisas são recursos que Deus nos dá para cura e restauração. O que leva ao terceiro ponto.
- Se você tem interesse nessa área, recomendo fortemente que você estude o material de um grupo cristão chamado “Celebrando a recuperação” (busque no Google). Eles fazem um trabalho maravilhoso que engloba várias enfermidades mentais, vícios e, por decorrência, prevenção de suicídio. Vale a pena pesquisar.
Que Deus guie e abençoe imensamente seu projeto no tempo e do jeito dele, para a glória dele e para a cura de muitas pessoas!
E que ele continua a conduzi-la em seus estudos (boa prova no dia 5) e nessa amizade, dando-lhe muita sabedoria e confiança nele.
Um ótimo começo de ano para você, amiga, debaixo da extraordinária graça divina!
Até a próxima 🙂
Kisses,
Su