Querida D., não tem motivo para pedir desculpas 🙂
Vamos começar pelo mais importante: Não foi você que escolheu Deus para ser seu Pai. Foi ele que escolheu e chamou você para ser filha dele. Isso significa que foi da vontade dele salvar você, trazê-la para perto dele e lhe dar todo o necessário para andar com ele. E essa escolha de Deus é para sempre. Se Cristo e seu Salvador e seu Senhor, a salvação é para sempre também. Se você entendeu isso, você já é salva. O batismo é apenas um testemunho público daquilo que Cristo fez por você e da sua decisão de andar com ele.
Quanto ao casamento no civil, só porque você está enfrentando dificuldades, não significa que essa não é a vontade de Deus. Você já formou uma família com esse homem. Deus quer abençoar sua família e ajudar seu companheiro e você a criarem seus filhos no caminho do Senhor. Portanto, não desista de oficializar esse casamento. Se as coisas estão complicadas, converse com o conselho de sua igreja. Conte o que está acontecendo e peça para eles ajudarem e orientarem você de maneiras práticas a respeito dessa documentação. Se necessário, pode ser o caso de a igreja ajudar você a receber orientação de um advogado para transformar em casamento essa união estável que você já tem. Fale com seus líderes.
Mais importante de tudo, continue a apresentar essa questão para Deus. Confie que Deus ele é o maior interessado em ajudá-la a desenrolar essa situação 🙂
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su