Querida J., para começar, gostaria de propor outro termo. Em vez de “pastorear”, que tal falarmos de “discipular”? Gosto desse termo porque dá a ideia de “andar junto” com outros, de ensinar por meio de sua vida e seus exemplos pessoais (diferente de “dar sermão”, rs). Pense nisso, portanto, ao assumir essa responsabilidade: sua função é caminhar junto com elas, ensinando-as a aplicar os ensinos bíblicos às coisas da vida diária. Não procure se colocar acima delas, mas ao lado delas. E não se preocupe, pois, no início é meio estranho mesmo, mas, com o tempo, vai ser tornar mais natural. Aliás, intimidade é algo que a gente constrói com o tempo, aos poucos. Compartilhe experiências que você tem com Deus (não precisa ser nada extraordinário, mas sim, coisas simples do quotidiano), passe para elas versículos que falam ao seu coração. Se possível, ore com cada uma delas separadamente uma vez por semana (pode ser por telefone ou Whasapp mesmo). Crie oportunidades de elas compartilharem pedidos de oração, desafios, vitórias. Tudo isso ajudará vocês a formar e fortalecer um relacionamento. E lembre-se de que o foco é a vida com Deus e o crescimento na vida cristã. Quando você se sentir tímida (eu também sou, e entendo, rsrs), peça coragem de Deus e concentre-se naquilo que ele deseja fazer. Você é apenas um instrumento.
Outra coisa importante é ter alguém para discipular você, para lhe dar treinamento, apoio, instrução e ânimo nessa tarefa. Não aceite desempenhar essa função se você não tiver alguém para andar bem perto de você. Ninguém deve liderar sem apoio.
Por fim, antes de aceitar oficialmente esse trabalho, ore muito sobre isso. Peça para Deus lhe mostrar claramente se esse é um chamado dele. Só porque alguém pede que a gente faça alguma coisa na igreja, não significa que devemos aceitar logo de cara. Dedique uma ou duas semanas a orar intensivamente sobre isso (de preferência, junto com outra pessoa). Deus lhe mostrará claramente qual deve ser sua resposta e, se esse chamado é dele, pode ter certeza de que ele vai lhe dar toda a capacitação.
E, sempre que quiser dicas específicas ou surgir alguma dúvida, passe aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su