Hello, G.! De fato, às vezes a gente não controla os sentimentos, MAS a gente pode, sim, decidir o que faz com eles depois que eles aparecem. E isso é uma coisa boa!
Entendo como sua situação é difícil e imagino o quanto você esteja sofrendo. Ao mesmo tempo, vejo que Deus já está dando sabedoria e maturidade para você entender que não é tem futuro disputar o menino. Você também já se ligou que seus sentimentos vão mudar com o tempo e você vai conhecer outras pessoas. Parabéns por ter essa percepção.
Em minha opinião, portanto, o melhor a fazer agora é pedir forças a Deus para você esperar até esse momento passar. Peça ajuda dele para ter paciência e conviver com esses sentimentos todos. Assim como seus sentimentos vão mudar, é muito provável que seus sentimentos de sua amiga também e que, daqui algum tempo, ela perca o interesse por esse menino. Portanto, ficar na sua. Não puxe esse assunto com sua amiga e, se ela lhe contar algo, não peça detalhes. Não precisa fugir dela, mas também não precisa incentivá-la a lhe falar do garoto. Deus pode ajudar você a encontrar a atitude certa de modo a preservar sua amizade, mas também lidar com a tristeza em seu coração.
E Deus também pode ajudá-la a não alimentar os sentimentos por esse menino em seu coração. Evite ficar fantasiando com ele, tipo, sonhando acordada :). Procure voltar seus pensamentos para outros interesses – estudos, família, coisas que você curte. Tudo isso vai ajudá-la a sofrer menos nesse momento.
E lembre-se de que essas coisas que estão acontecendo não são bobas. Deus já está trabalhando dentro de você para amadurecê-la e prepará-la para tudo de bom que ele planejou para sua vida. Quando bater a tristeza, a impaciência e os ciúmes (sim, é normal sentir ciúmes!), lembre-se de que ninguém pode frustrar os planos incríveis que Deus tem para você. Confie nisso e aguente firme!
E, sempre que quiser conversar, é só escrever!
Kisses,
Su