Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida D., muito obrigada por suas palavras tão amáveis. Deus é muito bom – sempre! E obrigada, também, por postar sua dúvida aqui no blog, onde podemos compartilhar essa conversa com outras pessoas que talvez tenham a mesma dúvida.

Essa questão de permanecer solteiro é bem delicada e precisa ser tratada com muita cautela. Abaixo, vou lhe passar um link de um site do qual eu gosto e que traz um post sobre essa passagem de Mateus. O autor explica bem melhor do que eu poderia fazer, rsrs:

https://www.ultimato.com.br/conteudo/john-stott-e-a-solteirice

(veja especialmente “Razões por que as pessoas permanecem solteiras”).

Aproveito para colar aqui parte de um material que estou escrevendo, para ser publicado em 2019. O

trecho em questão fala exatamente desse assunto.

________________________________________

[…] Não existe nada de errado em ter vontade de se casar e formar família. Pelo contrário, esse é um anseio saudável! O casamento sempre foi e continua a ser o plano de Deus para a maioria das pessoas. Mas, como todos os nossos desejos legítimos, o desejo de casar precisa ser colocado no lugar certo, em sujeição ao Senhor. Do contrário, pode se tornar um ídolo que colocamos no lugar de Deus e de seus propósitos para nós.

Você se poupará de muita ansiedade e de possíveis encrencas se tiver consciência de alguns mitos e verdades sobre esse assunto.

Mito # 1: Preciso me casar para ser completa. O casamento não é essencial para que você tenha plenitude. Não existe essa história de duas metades se encontrarem e se completarem. O casamento acontece entre duas pessoas que já são inteiras e completas em Cristo. Lembre-se de que Jesus, o ser humano absolutamente perfeito e completo, permaneceu solteiro.

Mito # 2: Tenho que me casar antes dos XX anos. Quem definiu esse prazo? E desde quando Deus precisa trabalhar de acordo com nossa agenda? Não podemos estabelecer uma “idade limite” em nossa mente, pois não sabemos o tempo de Deus para cada coisa em nossa vida. Claro que é difícil ser paciente, ouvir comentários sem pé nem cabeça e aguentar a pressão de outros. Mas Deus não está alheio a esses desafios. Ele quer nos ajudar a exercitar confiança nos bons propósitos dele.

Mito # 3: Se não me casar, vou ter de me dedicar ao ministério. O solteirismo é um dom que Deus concede a algumas pessoas. Não é, portanto, nem melhor nem pior que o dom do casamento. Permanecer solteiro não torna ninguém automaticamente mais santo ou mais consagrado ao Senhor. Também não faz de ninguém um cidadão de segunda categoria, que precisa se conformar com um plano B. A Bíblia mostra que o solteirismo pode ser um meio de se dedicar ao ministério em tempo integral. Vale lembrar, porém, que todo o nosso trabalho, dentro ou fora da igreja, deve ser dedicado ao Senhor, quer sejamos solteiras ou não. […]

_________________________________

 

Bênçãos do Senhor para você, minha amiga. E até a próxima!

 

Kisses,

Su

 

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.