Hello, S.! Senti sua falta por aqui esses tempos. J Fico triste de saber que você esteja passando por um momento de carência, insegurança e perplexidade.
Seria interessante você tentar identificar quando essa fase de melancolia começou. É recente? Faz tempo? Aconteceu alguma coisa que desencadeou esses sentimentos? Tem algum momento do dia em que eles são mais intensos (tipo, começo da manhã ou fim da tarde?). Sentiu uma perda de interesse em coisas que você gostava de fazer? Está preocupada com algum aspecto do seu futuro? Como estão as coisas na sua família? E na escola?
Esse monte de perguntas não é para assustar! É só para ajudar você a entender o que está acontecendo.
Essas questões que você descreve podem ter várias causas separadas ou combinadas. Pode ser simplesmente uma fase em que estão acontecendo uma porção de mudanças na sua vida, pode ser uma variação hormonal, um comecinho de depressão e mais um monte de coisas.
Se você perceber que esse quadro não é recente, que você está se sentindo assim há várias semanas, seria ótimo consultar um médico (pode ser um clínico geral para começar) e pesquisar possíveis causas físicas. É bem provável que ele peça uma porção de exames de laboratório e, dependendo do resultado, encaminhe você para algum outro profissional.
Em minha opinião, esse é sempre um bom ponto de partida. Antes de pensar em questões espirituais, por exemplo, elimine as causas físicas (lembre-se de que depressão tem fortes componentes físicos, ligados à química do seu cérebro). Às vezes são coisas simples de tratar, e a gente fica em casa se angustiando e se perguntando o que tem de errado, não é mesmo?
Outra coisa que você pode fazer nesse período é começar um diário de oração, procurando contar para Deus tudo que lhe vier à mente. Não precisa redigir bonitinho. Apenas abra seu coração para ele. Às vezes, nessas conversas com Deus, vamos descobrindo o que está nos deixando confusas e tristes.
Por fim, eu recomendaria que você procurasse alguém ao seu redor para conversar sobre essa questão. Será ótimo se você puder se abrir com alguém de sua família, mas se não tiver esquema, peça para Deus colocar outra pessoa ao seu lado para caminhar perto de você nesse processo de encontrar as causas dessa melancolia e buscar soluções para ela.
E, sempre que quiser, apareça aqui. Mesmo à distância, podemos caminhar juntas : )
Kisses,
Su