Hello, S.! Para começo de conversa, amiga, precisamos avaliar com muita cautela todas as coisas que chegam até nós – sejam elas vídeos, mensagens, textos, etc. – especialmente se têm um tom sensacionalista, dramático ou geram ansiedade e desespero em vez de fortalecer nossa fé.
É essencial que comparemos tudo aos ensinamentos bíblicos e tenhamos em mente que a Bíblia não dá tantos detalhes quanto gostaríamos sobre algumas coisas. Alguns trechos da Bíblia têm diferentes interpretações, o que significa que não sabemos ao certo qual é a correta. Portanto, não podemos afirmar categoricamente como será o fim dos tempos e, muito menos, quando acontecerá (veja Mateus 24.36) – pode ser amanhã, pode ser daqui séculos.
Também precisamos tomar cuidado para não criar paralelos entre os “sinais dos tempos” descritos na Bíblia e coisas específicas de ordem política ou econômica de hoje, pois não temos como saber, sem sombra de dúvida, se esses paralelos são corretos.
O importante é entender que não devemos viver em função dessas coisas. Se elas fossem realmente importantes para nossa caminhada diária com Deus, ele teria dado muito mais detalhes claros, como fez com outros assuntos. Além disso, se por acaso tivermos de passar por qualquer tipo de perseguição (como muitos cristãos já passam hoje em alguns países pelo mundo afora), devemos lembrar que as forças para suportar virão do Espírito Santo, e não de nós mesmas. Aqueles que são salvos recebem do Espírito todo o necessário para perseverar na fé até o final. Ninguém perde a salvação. E aqueles que Deus já escolheu para salvar, ele vai salvar, não importa o que aconteça. Todos os mártires ao longo da história receberam forças especiais de Deus para encarar o sofrimento. A única coisa que eles tiveram de fazer foi ficar bem perto de Deus, buscando essas forças nele. Por isso, não se deixe assustar por essas ideias. Uma coisa a Bíblia deixa clara: Deus está no controle de toda a história e Deus está no controle da vida de cada pessoa – em sua vida, na vida de seus familiares e amigos, e na vida da igreja dele (é isso que significa a doutrina da “Soberania de Deus”). Diante disso, não existe motivo algum para ansiedade ou desespero. Quando voltamos nosso foco para Deus (e não para nós mesmas ou para teorias de conspiração, sociedades secretas e especulações sobre o fim do mundo), ele nos dá paz e fortalece nossa confiança nele.
Meu conselho, portanto, é que você continue a se dedicar a estudar a Bíblia, a conversar diariamente com Deus e a buscar a vontade dele em todas as coisas. Essa é a “fórmula” para ter paz verdadeira no meio de qualquer circunstância, até das tribulações do fim dos tempos. Confie nisso e peça para Deus tranquilizar seu coração com a verdade dele!
Até a próxima!
Kisses,
Su