Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida I., para começar, podemos agradecer a Deus juntas porque ele colocou a J. em sua vida. Que coisa mais legal!

É importante você entender, porém, que essa história que está acontecendo em sua escola, de a menina proibir outros de falar com você, é bullying e precisa ser tratado. Quem declarou essa menina a rainha da classe para ela dizer quem pode fazer com quem? Em minha opinião, seria o caso de você conversar com sua professora e/ou com a coordenadora pedagógica de sua escola e explicar o que está acontecendo. Essa pode ser, inclusive, uma forma de você ajudar a J. (e ela ajudar você). Eu sugiro que vocês duas procurem juntas a professora para contar o que está acontecendo. Eu sei que é meio assustador, mas Deus pode lhes dar bastante coragem e forças!

Além disso, é bom levar em consideração que a J. sabe o que está fazendo. Essa amizade que ela está formando com você é uma coisa muito boa e certa, e não deveria precisar ser feita às escondidas. Se ela também sofrer bullying da garota chata, não vai ser culpa sua. Vai ser 100% culpa da garota chata. Ponto final.

Portanto, converse com Deus sobre essa questão e peça para ele mostrar o que vocês podem fazer, e também para proteger essa amizade de vocês! Deus gosta muito de nos ajudar nessas situações.

Eu acho que vocês duas podem se tornar grandes defensoras da liberdade em sua escola ao buscar meios de combater esse bullying. Para ver algumas maneiras bem práticas de fazer isso sem se meter em encrenca, dê uma espiada aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/dez-dicas-para-lidar-com-o-bullying/

Ah, e também recomendo a leitura do livro Eu e elas: tudo o que você precisa saber sobre amizades, bullying e panelinhas, que dá dicas excelentes para lidar com situações exatamente como a sua:

http://www.mundocristao.com.br/produto/805

E se a situação não se resolver, se tiver outras dúvidas, ou simplesmente quiser trocar uma ideia, é só escrever novamente!

Kisses,
Su