Querida R., sinto muito por sua situação tão difícil, amiga! Felizmente, existem algumas coisas práticas que você pode fazer.
- Converse muito com Deus. Conte para ele o que está acontecendo e o que você está sentindo. Peça para ele ajudá-la a tomar as medidas dos itens seguintes.
- Escreva uma carta para seus pais, explicando que você está com medo, que assume responsabilidade por seus atos e que deseja se esforçar mais e se sair melhor nos seus estudos. Não importa qual seja o resultado dessa carta, é importante você expressar para eles o que está no seu coração. Deus pode lhe dar as palavras certas.
- Se você ficou de recuperação porque está tendo dificuldade de entender as matérias, converse com a coordenadora pedagógica, pedagoga ou com um professor em que você confia. Peça ajuda para que você consiga se sair bem na recuperação e para que isso não aconteça de novo. Se você ficou de recuperação porque não conseguiu estudar o suficiente, fazer as lições de casa ou se preparar direito para as provas, seus professores ou coordenadores da escola também pode ajudá-la a se organizar melhor, para que isso não aconteça no ano que. Aliás, você também pode comentar com eles que está com medo de sofrer violência física em casa por causa disso. Pela lei de nosso país, seu pai não pode bater em você. Procure a orientação de um adulto de sua confiança na escola e também, se possível, na igreja. Peça para Deus colocar em seu caminho alguém que vá entendê-la e que possa, quem sabe, conversar com seus pais.
- É importante você entender que não precisa enfrentar sozinha essa questão com seus pais. Peça ajuda para outros! Além disso, saiba que seus pais com certeza têm muuuuitos motivos para se orgulhar de você. Afinal, as notas na escola não são a única coisa que importa. O simples fato de você existir e ser você mesma lhe dá valor! Peça para Deus ajudar seus pais a perceberem isso.
E se, por acaso, suas notas baixas são resultado de desobediência aos seus pais (tipo, você não estudou quando eles mandaram, não deu atenção quando eles avisaram que isso aconteceria, etc.), peça perdão para eles e para Deus por esse vacilo. Deus está sempre disposto a nos perdoar e a nos ajudar a começar de novo, de um jeito melhor. Confie no amor, na bondade e no cuidado dele.
E, sempre que quiser conversar, passe aqui, ok?
Kisses,
Su