Oi, L.! Para dizer a verdade, nunca tinha ouvido essa interpretação do Yom Kippur. Tem certeza de que esse judeu é convertido? Algumas coisas que ele diz não harmonizam com ensinamentos bíblicos.
É bom lembrar que muitos judeus messiânicos (assim como Paulo em Atos 27.9) guardam algumas tradições mais por motivos culturais e de devoção pessoal do que por obrigação religiosa ou necessidade espiritual diante de Deus (ou seja, Deus não exige isso deles). Os judeus são uma cultura à parte, com uma herança riquíssima que pode ser preservada sem contrariar os propósitos de Deus na nova aliança. Os apóstolos (todos eles judeus, obviamente) são excelente exemplo disso. Eles abriram mão de alguns costumes, mas mantiveram outros, conforme Deus foi orientando que seria mais proveitoso para o avanço do evangelho e a glória dele naquele momento da história.
Convém ter em mente, contudo, que todos os costumes e rituais do Antigo Testamento eram apenas sombras e símbolos que apontavam para Jesus. Ele é fim da lei, pois ele cumpriu toda a lei (Rm 10.4). Vale a pena você estudar o livro de Hebreus para entender melhor essa questão (um exemplo é Hb 8.5). Para nós cristãos gentios, portanto, não faz sentido observar à risca, de modo literal, as festas judaicas. Elas se tornaram ultrapassadas em razão de tudo o que Cristo fez. Podemos reconhecer essas festas e lembrá-las como simples imagens e reforços simbólicos que engrandecem a obra de Cristo.
Estude os escritos de Paulo e Hebreus e você encontrará inúmeros exemplos do que estamos conversando aqui.
Aliás, aproveito a ocasião para incentivá-la a avaliar quanto tempo você tem passado online lendo opiniões de pessoas e quanto tempo você passa estudando a Palavra de Deus. Ler o que estudiosos, intérpretes, líderes espirituais e comentaristas dizem pode ser extremamente proveitoso, mas nunca deve exceder nosso estudo direto e pessoal da Bíblia. Ali Deus se revela e nos fornece o conhecimento necessário para avaliarmos todas as coisas (inclusive o que eu escrevo para você, rsrs).
Boas leituras e estudos e até a próxima!
Kisses,
Su