Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, C.! Faz tempo mesmo. Já estava começando a sentir sua falta por aqui! 🙂

Ao ler sua pergunta, percebi quanta coisa está acontecendo ao mesmo tempo em sua vida. Diante disso tudo, meio primeiro conselho é que você tenha paciência consigo mesma, compaixão de si mesma e evite ficar se cobrando uma porção de coisas. Peça ajuda de Deus para isso.

Quanto a seu corpo, ele ainda vai passar por algumas mudanças, sim. O fato de parecer que ele está igual, na verdade se deve ao fato de você olhar para ele todos os dias. Se você observa uma plantinha todos os dias, dificilmente nota mudanças nela de um dia para o outro. Agora, se você a observa apenas uma vez por mês, por exemplo, fica mais fácil de visualizar o crescimento dela. A mesma coisa acontece conosco. Você ainda tem uns 2 ou três anos de desenvolvimento pela frente. Mesmo que seu corpo não passe por uma transformação radical nesse período, ele não vai ficar exatamente igual. Aliás, prepare-se, pois ao longo da vida nosso corpo passa por mudanças constantes, de vários tipos, até o dia em que Deus nos dará um corpo novo para vivermos na presença dele para sempre. Legal isso, não? Também é ótimo saber que Deus criou e conhece cada célula do nosso corpo e sustenta o funcionamento de cada parte. Isso significa que todas as etapas de nossa biológica também estão debaixo do controle dele e, portanto, não precisam ser motivo de ansiedade.

Quanto a seu rendimento na escola, é possível que esteja sendo afetado pelas questões na família. A meu ver, valeria a pena você conversar com um professor de sua confiança, um psicopedagogo ou coordenador pedagógico de sua escola para falar dessa questão da adaptação. A gente não precisa esperar as coisas ficarem horríveis e trágicas para buscar o conselho e a ajuda dessas pessoas. Aliás, é uma atitude inteligente e madura consultar profissionais especializados para nos auxiliar quando sentimos alguma dificuldade.

E, quanto à questão em sua família, de fato ela é complicada. Continue a pedir muita sabedoria de Deus para entender qual é sua parte nessa história. Ele já está lhe dando forças para fazer essa arrumação geral, o que é ótimo. Na verdade, ajudar a manter sua casa em ordem já é uma forma de auxiliar sua mãe. Quem sabe, se tiver oportunidade, em algum momento você pode comentar isso com ela. E fique tranquila, pois, se Deus quiser que você faça mais alguma coisa (tipo, ajudar mais sua avó), ele vai lhe mostrar. Tenha a mente e o coração abertos e dispostos a obedecer e confie que ele vai dar clareza sobre a medida do que você pode e deve fazer.

Também é importante pedir ajuda de Deus para não se envolver demais nas questões emocionais que não lhe dizem respeito. Os assuntos de sua mãe com sua tia e com sua avó são dela, e não seus. Por mais difícil que seja, procure manter-se emocionalmente separada desse drama todo. Se sua mãe vier se queixar de sua tia, por exemplo, diga com todo respeito: “Olha, mãe, esse é  um assunto para você conversar com ela. Se quiser, eu posso orar com você, mas não tem nada mais que eu possa fazer”. Eu sei que não é fácil, mas digo por experiência própria que Deus pode ajudá-la a manter certo afastamento emocional saudável e, ao mesmo tempo, ter amor e cuidado por sua família.

E, sempre que quiser desabafar, fazer uma pausa para respirar e trocara uma ideia, passe aqui!

Paz e força de Cristo para você, minha amiga!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.