Pergunta:

Olá, Su. Como vai ? Então, tem um tempinho que eu e um garoto estamos conversando. Eu tenho apenas 13 anos e tenho a consciência que sou bem novinha ainda pra relacionamentos, tanto que sou ” virgem ” em todos os aspectos. Seja beijo, sejo selinho…tudo. Porém esse garoto já está pra fazer seus 17 anos. Ele vem mostrando interesses maiores, não quer ser apenas amigo. Porém, o meu medo é que isso aos olhos de outras pessoas fique errado. Por ser pedofilia daqui a um ano. Eu não sei como explicar isso a ele, pois o mesmo não parece estar ligando muito pra isso. Os meus pais são uma ” família tradicional ” e eu tenho certeza que negariam quais quer relacionamentos meus nessa idade, ainda mais com um garoto mais velho e guase maior de idade. Ele ainda tem 16 anos, porém vai fazer 17 jaja. E acima de tudo, eu acabei retribuindo as mensagens da mesma forma, como se estivesse insinuando que também quero algo a mais. Todavia, eu não sei se estou pronta pra lidar com esses problemas, tanto meus pais, tanto a minha insegurança quanto a namoros ( por ser nova ). Eu realmente não sei o que fazer, não sei como introduzir uma conversa falando sobre isso. Eu sei que tudo tem que ser com calma, mas ele já disse que até me ama, porém eu apenas gosto dele. Não quero dizer ” eu te amo ” antes do tempo ou sem realmente amar. Por favor, me ajuda. Eu estou ficando maluca com tudo isso na cabeça. Se algum dia realmente eu me apaixonar, como vou lidar com os problemas dos meus pais ? E se eu não amar mesmo ? Como que falo isso agora, nessa altura do campeonato ? Talvez por eu ser muito nova, não soube lidar direito com tudo isso. Mas de qualquer jeito, o que eu faço agora? C.

Resposta da Sú:

Hello, C.! Nada de pânico, amiga! 🙂 Você disse tudo: um motivo importante pelo qual essa situação toda está angustiando você é que ainda não é hora. O fato de você saber disso é um muito bom! Por mais maturidade que você tenha para sua idade, você não está preparada, de jeito nenhum, para pensar em um compromisso sério de namoro (e ‘ficar’ não dá certo, então também não é uma possibilidade). Aproveite o fato de que você tem uma família tradicional. Nessas horas, ajuda um monte, pois eles vão apoiar e fortalecer sua decisão de não se envolver cedo demais – que, aliás, é uma excelente decisão!

Meus conselhos práticos são os seguintes:

1 – Escreva uma carta, grave um áudio ou prepare uma mensagem de texto com bastante calma explicando para esse garoto que você não está preparada para nenhum tipo de envolvimento com ele. Diga que ainda não é o momento, que sua família não concorda e que ele não deve alimentar esperanças, pois não vai rolar nada. Fale com Deus e peça para ele lhe dar as palavras certas, para se expressar de uma forma gentil, mas também muito clara e objetiva. Eu sei que é difícil, mas quando você fizer isso, lhe garanto que vai sentir um grande alívio. É provável que você tenha que se afastar completamente desse garoto por um tempo para as coisas se acalmarem. Por mais legal que ele seja, qualquer envolvimento agora só traria dor de cabeça e sofrimento de coração. Eu sei que é difícil, mas você vai ter que colocar um ponto final nesse relacionamento. O mais legal, porém, é que você não precisa fazer isso sozinha. Além de contar com a ajuda de Deus, você também deve pedir ajuda a seus pais. Veja o item 2.

2 – O ideal é que você também converse com seus pais (ou pelo menos com sua mãe) sobre o que está acontecendo. Diga que você começou a desenvolver uma amizade, sem ter planos de passar disso, e que agora o menino está levando as coisas a sério demais e que você gostaria de conselhos e da ajuda de seus pais para lidar com essa situação. Conversar com seus pais nesse momento é muito importante, pois vai fortalecer a confiança deles em você. Se eles notarem que você não está fazendo nada às escondidas e que você entendeu que ainda não é hora, bem mais adiante, quando você estiver preparada e encontrar uma pessoa com quem deseja namorar, você vai ter mais “crédito” com seus pais, pois eles vão lembrar que você foi honesta desde o começo.

3 – Converse muuuuito com Deus. Ele entende tudinho das coisas do coração e pode nos ajudar até nas situações mais complicadas. Quando falamos com Deus com sinceridade e disposição de obedecer às instruções dele, Deus ouve e atende de maneiras incríveis! Faça essa experiência.

4 – Aproveite para ler estes textos que têm tudinho a ver com suas circunstâncias:

http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/

http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/08/querer-nao-e-poder/

http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/02/meus-pais-nao-me-deixam-namorar-e-agora/

E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui, ok?

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.