Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida K., fiquei triste de ler sua mensagem, especialmente por perceber que você se enxerga de um jeito beeeem diferente daquele que Deus vê você. O Criador do Universo idealizou você na mente dele e, então, criou cada célula do seu corpo com imenso carinho e cuidado, de modo que você fosse um ‘modelo exclusivo’. Deus não faz nada que seja “meia-boca” ou “mais ou menos”! Não existe ninguém igual a você no mundo inteiro, com os mesmos dons, talentos, capacidades e características que você! Uma das minhas passagens prediletas da Bíblia diz que Deus nos fez “de modo especial e admirável”. Quando puder, leia Salmos 139.1-18 com bastante calma, deixando essas palavras falarem ao seu coração.

Nossa tarefa nessa história toda é entender e aceitar essa verdade maravilhosa – que somos filhas muito queridas e amadas e belas (não importa o que a mídia ou outras pessoas digam!) – curtir nossa beleza interior e exterior e procurar maneiras divertidas de realçá-la. Quando pedimos a Deus com sinceridade, ele nos ajuda a celebrarmos essa beleza de um jeito saudável e a cuidarmos bem do corpo e dos talentos que ele nos deu.

Em minha opinião, seria legal você experimentar, na medida das suas possibilidades, alguns visuais diferentes, que realcem tudo de bom que Deus já lhe deu. Às vezes são coisas simples, tipo pentear ou prender o cabelo de um jeito diferente (eu acho pele morena e cabelos cacheados o máximo!), passar hidratante no rosto e no corpo, usar um pouquinho de gloss ou manteiga de cacau nos lábios, prestar atenção em quais cores de roupa destacam a beleza de seus olhos, da sua pele, etc. Deus gosta demais de nos ajudar nesse processo de descoberta e celebração da nossa beleza!

E, quanto a todas as muitas qualidades interiores que ele lhe deu, você também precisa valorizá-las. Quanto mais você entender que Deus ama e aceita você, mais isso vai ajudar você a desenvolver relacionamentos saudáveis, e a respeitar a si mesma. Com o tempo, as pessoas ao redor vão notando isso e também passam a nos respeitar mais e nos tratar melhor. É um processo e leva algum tempo, mas eu sei por experiência própria que funciona!

Um bom começo pode ser você fazer uma lista de tudo o que você tem de bom – do lado de dentro e do lado de fora – e agradecer a Deus por esses itens. Então, peça para Deus ajudá-la a usar todas essas coisas boas de um jeito que alegre o coração dele e o seu também!

E, para lhe dar uma forcinha nessas questões, recomendo algumas leituras.

Tem um artigo bem bacana aqui mesmo no blog que fala sobre como lidar com a dificuldade de fazer amizades. Dê uma espiada e veja quais dicas podem ajudar você: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/dificuldades-para-fazer-amigos/

Além disso, tem um livro que amo demais que fala sobre esse lance de celebrar e valorizar nossa beleza de um jeito equilibrado e saudável: http://www.mundocristao.com.br/produto/833

E sempre que quiser bater papo, desabafar ou trocar uma ideia, apareça aqui no blog, amiga. Será um prazer continuar essa conversa com você!

Kisses,
Su