Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida D., para começar, lembre-se de que, embora o pecado sexual tenha implicações profundas, ele não é maior nem menor que qualquer outras desobediência a Deus. Portanto, deve ser tratado pelo mesmo processo que qualquer pecado que envolva outras pessoas. Os passos são: (1) Arrepender-se e confessar. Tudo indica que você deu esse passo ao escrever a pergunta. Diga para Deus aquilo que você disse para mim. Concordo com você que não existe necessidade de conversar sobre essa questão com mais ninguém. Você a está resolvendo com Deus e com seu namorado. Isso é suficiente! (2) Pedir perdão a Deus. Leia 1João 1.9 e confesse para Deus que você fez as coisas do seu jeito, e não do jeito dele. (3) Aceitar o perdão de Deus. Releia o versículo que acabei de indicar. Se você confessou seu pecado, já foi perdoado, não importa como esteja se sentindo.

Nesse momento, aquilo que o inimigo mais quer é manter você afastada de Deus, é fazê-la sentir-se tão “pecadora” ou “suja” a ponto de não poder orar. Repreenda qualquer sentimento desse tipo em nome de Jesus. A Bíblia é muito clara sobre o que devemos fazer quando cometemos qualquer pecado. Graças a tudo o que Cristo fez por nós ao nos salvar, esta é a instrução bíblica: “Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança, a fim de recebermos e encontrarmos graça que nos ajude no momento de necessidade” (Hebreus 4.16). Este é o momento de você se aproximar do trono de Deus para receber graça e misericórdia. Isso é ordem dele. Siga essa ordem tão cheia de amor do seu Pai e deixe-se acolher pelo abraço carinhoso dele. É o momento de restauração, de começar de novo e de buscar socorro de Deus para não cair no mesmo erro. Só deixou de ser virgem de corpo, mas pode voltar a ser virgem de coração – e essa é a única virgindade que importa para Deus!

E mais dois passos: (4) Peça perdão para seu namorado. Mesmo que ele não esteja convencido de que vocês pecaram, peça perdão a ele porque você usou o corpo dele no contexto errado, no momento errado. (5) Conversem sobre o “daqui pra frente”. Só porque aconteceu uma vez não significa que agora está “liberado” para acontecer de novo ou que é inevitável que aconteça de novo. Pelo contrário. Esse erro mostrou que vocês estão confiando em si mesmos, achando que seu autocontrole é suficiente. Na verdade, vocês precisam buscar forças de Deus e pedir controle dele. Comecem outra vez, pensando em soluções práticas para evitar uma repetição. Identifiquem que situações facilitaram esse erro e evitem-nas a todo custo no futuro, mesmo que signifique, por exemplo, nunca ficarem sozinhos em casa ou só conversarem em lugares públicos. Confie que Deus vai lhes mostrar o caminho – ele é o maior interessado em ajudá-los nessa questão. E, se seu namorado não concordar com essa abordagem, vocês vão precisar rever seu relacionamento diante de Deus, pois é importante que os dois estejam de acordo.

Que nosso Deus de amor, graça, misericórdia e perdão lhe dê paz e renove suas forças!

Sempre que quiser conversar, estamos aqui.

 

Kisses,

Su