Hello, C.! Bem interessantes as questões que você colocou. Para começar, eu acredito que Deus vai mostrando a vontade dele aos poucos – isso se aplica a todas as coisas: amizades, namoros, estudos, etc. Portanto, pode acontecer, sim, de algumas amizades não darem certo porque Deus está nos direcionando para outros relacionamentos, mais saudáveis e que contribuam mais para a edificação mútua. Em se tratando de amizades, é sempre bem melhor ter qualidade do que quantidade 🙂
Se você notou que as amizades dentro daquele grupo não estavam contribuindo para o bem verdadeiro de ninguém, agradeça a Deus porque ele permitiu que o grupo se dispersasse. Daqui em diante, peça para Deus ajudá-la a desenvolver relacionamentos de modo seletivo, com calma, procurando entender a direção dele a cada passo. Peça também para ele ajudá-la a não ficar ansiosa com cada detalhe desses relacionamentos, se cada coisinha que você disse ou fez foi certa ou não. Confie que ele vai guiar você e ajudá-la a ser luz para outros também.
Aliás, isso vale para a amizade com o garoto. É legal que vocês estejam buscando a Deus juntos. No momento, isso é muito mais importante do que o garoto simplesmente frequentar uma igreja. Claro que a gente precisa fazer parte de uma comunidade de fé, mas é muito mais fundamental, antes de qualquer coisa, fortalecer o compromisso e o relacionamento diário com Deus. Esse deve ser o foco. Minha sugestão é que você continue, na medida do possível, a orar e ler a Bíblia com ele – nem que seja 10 minutos por dia, como você falou. Não precisa fazer pressão para ele ir à igreja. Deixe que o Espírito fale com ele a esse respeito. Apenas continue a enfatizar essa caminhada diária com Deus.
E, quanto aos planos de Deus para o seu futuro, você pode descansar sossegada. Lembre-se de que Deus já escreveu todos os seus dias. E, se seu amigo faz parte dessa história, nada pode frustrar os planos de Deus. Vocês podem ficar tranquilos porque, se for de Deus, as coisas vão acontecer naturalmente, no tempo e do jeito certo, sem vocês precisarem forçar nada. Se vocês estão buscando a Deus com sinceridade, podem ter certeza de que Deus vai mostrar o próximo passo desse relacionamento. Não há motivo para ansiedade, nem pressa, nem preocupação. Legal isso, não?
Você está no rumo certo, minha amiga. Continue a caminhar bem perto do Senhor, pois ele é a única fonte de sabedoria verdadeira. Só somos sábias na medida em que vivemos em total dependência dele!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui.
Até a próxima!
Kisses,
Su