Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Na verdade, essa timidez que aparece na adolescência é mais comum do que a gente imagina. E não tem nada de errado com ela. Deus tem um lugar para os tímidos em sua igreja e, para adorar e agradar a Deus, você não precisa participar de apresentações e nem mesmo precisa cantar em voz alta, fechar os olhos, etc. Você pode fazer todas essas coisas, mas elas não são essenciais para a sua adoração ao Senhor.

Além disso, é bom lembrar que Deus é o nosso foco durante o culto. Em parte, nos sentimos tímidas porque nos preocupamos com aquilo que os outros estão pensando de nós e voltamos o foco para nós mesmas ou para outros. Em  vez disso, nossa única preocupação deve ser com o que Deus pensa de nós. E isso a gente sabe: Deus nos ama, nos aceita e nos acolhe 200%, não importa como a gente cante ou deixe de cantar, que apresentações a gente faça ou deixe de fazer. Quando entendemos que o culto é para Deus, e que os  olhares, as opiniões e as críticas de outros não têm a mínima importância, isso nos ajuda a sermos nós mesmas e a nos sentirmos menos acanhadas.

Da próxima vez que estiver na igreja, peça ajuda de Deus para concentrar-se inteiramente nele. Peça para ele tirar seu foco de si mesma (sua timidez, suas limitações, etc.) e dos outros (a opinião deles) e voltar toda a sua atenção para ele: Quem ele é. O que ele faz. Como ele é bom, cheio de graça, misericórdia, compaixão, justiça, força, poder. Como ele nos sustenta a cada dia, supre todas as nossas necessidades e nos guia para todos os propósitos dele. Quando essas coisas realmente ocupam nossos pensamentos, adoramos a Deus como ele quer – seja em silêncio, quietinhas, sentadas, seja cantando, em pé, com mãos erguidas, seja com olhos abertos ou fechados.

Lembre-se, porém, de que é um processo. Essa mudança de foco leva tempo e só acontece com a ajuda do Espírito. Ore por isso e deixe Deus encaminhar as coisas. Ele é o maior  interessado em ajudá-la a adorá-lo “em espírito e em verdade” 🙂

E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui!

 

Kisses,

Su