Hello, L.! Em minha opinião, precisamos tomar cuidado para não tornar o “pecado sem perdão” ou “pecado contra o Espírito Santo” algo abrangente demais.
Como falamos em outra conversa, de acordo com o contexto de Marcos 3.29, blasfêmia contra o Espírito Santo é algo bem específico: atribuir ao diabo a obra do Espírito Santo, rejeitando-o categoricamente. É um pecado cometido somente por pessoas que não são e nunca serão salvas. Ou seja, Deus já sabe de antemão todos que ele vai chamar e salvar. Isso significa que ele protege desse pecado todos (inclusive ateus) que ainda vão se tornar cristãos. Uma pessoa que foi salva e que tem o Espírito habitando dentro dela não tem como expulsar o Espírito de si de jeito nenhum. O próprio Espírito a impede de agir dessa forma. Afinal, como também já tratamos aqui, a salvação é para sempre!
De fato, uma pessoa que conhece o evangelho intelectualmente, mas o rejeita até o fim da vida, não vai ser salva. Mas é porque rejeitou Cristo, e não necessariamente porque cometeu esse pecado específico contra o Espírito. Existe uma diferença.
É isso, amiga. Até a próxima!
Kisses,
Su