Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida J., achei muito legal seu desejo e sua disposição de servir a Deus. Saiba que Deus não está triste nem chateado porque você não conseguiu aproveitar essa oportunidade. Ele a conhece perfeitamente e ele sabe de sua timidez, portanto não se aflija com isso, ok?

Existem duas coisas que você pode fazer a respeito dessa questão. Primeiro, eu creio que é importante você aceitar que talvez essa seja sua personalidade e que Deus pode usá-la apesar disso. Eu também sou tímida e, com o tempo, eu entendi que existem milhões de formas de servir a Deus, e muitas delas não envolve falar em público, pra um monte de gente. Deus tem um lugar especial para os tímidos “nos bastidores”, fazendo aqueles trabalhos que às vezes ninguém vê (a não ser Deus), mas que são tão importantes quanto os ministérios mais visíveis, que envolvem falar/cantar para na frente de toda a igreja. Pergunte para Deus se, por acaso, ele tem planos para você trabalhar nos bastidores. Você pode ser uma bênção enorme na vida de muitas pessoas sem “aparecer”.

Em contrapartida, às vezes Deus nos chama para nos expormos mais, mesmo que sejamos tímidas. Nesse caso, ele nos dá a coragem e a capacitação de que precisamos para enfrentar um público maior sem entrar em pânico J

Se você perceber que Deus a está chamando para “sair da concha” e ter um envolvimento maior com ministérios mais públicos, existem algumas passos bem práticos que podem ajudá-la a lidar com a timidez.

1 – Comece aos poucos. Se você tem vergonha de falar/se apresentar na frente de outros, comece com um grupo pequeno em vez da igreja toda. Compartilhe algo numa reunião de oração, expresse uma dúvida ou opinião na classe de escola dominical ou em um estudo bíblico, traga uma palavra bíblica de encorajamento para duas ou três amigas. À medida que você adquirir mais segurança e confiança, você poderá pensar, então, em se dirigir a grupos maiores.

2 – Evite focalizar a si mesma, suas supostas inadequações e o medo daquilo que outros vão pensar de você. Quando nos dispomos a servir a Deus em público, fazemos isso para ele, pensando primeiramente em como outras pessoas poderão ser edificadas por meio desse serviço. O enfoque é sobre Deus e sobre os outros, e não sobre nós mesmas. Quando paramos de pensar em nós mesmas e voltamos os olhos para Deus e para os outros, ficamos um pouco mais fácil lidar com a timidez.

3 – Saiba exatamente o que você vai fazer e ensaie antes. Se você vai falar ou cantar, não improvise. Pratique em casa até sentir-se mais segura.  Se vai fazer um leitura bíblica, leia o texto antes e certifique-se de que entendeu todas as palavras. Esse preparo é uma forma de mostrar também o quanto levamos a série o ministério aos irmãos da igreja.

4 – Quando falar um público, escolha dois ou três rostos no meio do povo todo, de preferência mais para o meio e o fundo da sala/do santuário e olhe para essas pessoas de vez em quando. Antes de subir ao palco/púlpito, certifique-se de que você sabe usar o microfone e, se necessário, leve anotações para consultar.

Por fim, lembre-se de ir aos poucos, ter paciência consigo mesma e de deixar as coisas se encaminharem. Com o tempo e com a prática, você se sentirá menos nervosa e insegura.

Peça direção de Deus para aquilo que ele quer de você e capacitação. Ele gosta de atender a essas orações!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.