Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, C.! Tenho uma boa notícia para você: não é necessário ser maior de idade para ir ao médico sozinha. Com mais de 15 anos, você já pode receber atendimento médico de qualquer tipo sem envolver seus pais (a menos que seja um caso de violência, abuso, etc.). Você pode marcar e ir à consulta por sua própria conta. É bom lembrar, porém, que mesmo que você vá ao médico com sua mãe, você pode pedir para ficar sozinha na sala de exame (é um direito seu) e pode informar o médico de que você não deseja que sua mãe saiba que você não é mais virgem. O médico é proibido por lei de dar esse tipo de informação sem o seu consentimento (a menos, de novo, que tenha acontecido algum abuso).

Resumindo: você já pode e deve se responsabilizar pelo cuidado desse corpo maravilhoso que Deus lhe deu. Seu corpo é um presente que merece ser tratado com respeito, carinho e atenção!

Esses arranhões podem se tornar foco de infecções, portanto fique de olho caso ocorra alguma alteração na secreção vaginal (se ficar amarelada e tiver odor, por exemplo). Nesses casos, não enrole e marque a consulta, ok?

Meu conselho, porém, é que você procure conversar com sua mãe sobre essas questões. Eu sei que é difícil e que pode ter repercussões, mas se você se considera madura o suficiente para ser sexualmente ativa, também precisa ter maturidade para lidar com as repercussões e para assumir isso diante de sua família. O diálogo, a verdade, a transparência, a sinceridade, tudo isso é sempre muito melhor que mentir e esconder. E, o mais legal de tudo, é que você não precisa enfrentar essas questões sozinha. O Deus que criou e ama você quer ajudá-la em todas as suas dificuldades. Fale com ele. Busque sabedoria, clareza e coragem dele para fazer o que é certo. Se você pedir com sinceridade e disposição de obedecer, ele atenderá de maneiras extraordinárias. Faça essa experiência!

E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui!

 

Kisses,

Su