Hello, D.! Que coisa legal pensar com frequência sobre essa verdade extraordinária de que veremos Deus pessoalmente, não é mesmo? Eu acredito que nunca vamos entendê-lo completamente, mas que isso é uma coisa boa!
Explico: Deus é Criador. Nós somos criaturas. Isso não vai mudar no céu. Nossa mente só é capaz de compreender de modo completo aquilo que é igual a nós, tipo, que está no mesmo nível que nós. Podemos compreender e aprender sobre o Universo e tudo o que existe nele porque são coisas criadas por Deus, assim como nós somos criadas por ele. Nesse sentido, você, Júpiter e uma bactéria são iguais, rsrs. Deus vai ser sempre diferente de nós.
Além disso, Deus é infinito, o que significa que as coisas novas para descobrir a respeito dele não têm fim. E, embora a gente vá viver para sempre com ele algum dia, nós somos finitas. Aliás, Deus já nos conhece plenamente. Por isso eu acredito que nunca seremos capazes de entender Deus completamente.
Mas, assim como teremos coisas infinitas para descobrir e aprender a respeito de Deus, também teremos a eternidade inteira para fazer isso! Em 1Coríntios 13.12, quando Paulo diz: “Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”, não creio que ele esteja falando diretamente de Deus, mas sim, das coisas de nossa vida cristã que ainda são difíceis de entendermos aqui. Ou seja, quando estivermos no céu, teremos clareza absoluta sobre tudo o que Cristo fez por nós, o que isso significa, etc. O texto não indica que Paulo esteja dizendo que conheceremos Deus plenamente.
Gosto de uma passagem em Oseias (6.3) que diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” – ou seja, conhecer o Senhor é um processo maravilhosamente contínuo, que nunca terá fim.
A meu ver, grande parte de nossa alegria no céu virá desse processo de descobrir cada vez mais coisas a respeito do Deus que nos criou, nos escolheu, nos salvou e nos chamou para viver para sempre com ele J
Bênçãos dele para você também, amiga!
Kisses,
Su