Hello, S.! Bom receber sua mensagem 🙂 Espero que você descubra o que a está deixando meio “fora do ar”.
E, de fato, existem pontos de vista muito diferentes entre cristãos a respeito de meditação, ioga e até de terapia.
Minha opinião a esse respeito é a seguinte: a ioga é ligada de modo bem próximo a religiões orientais que não tem nada a ver com o cristianismo. É plenamente possível relaxar e ter os mesmos benefícios da ioga com alongamentos e outras forças de exercício.
Quanto á meditação, embora muitas formas sejam relacionadas ao budismo, é possível separar as coisas e meditar sem se envolver com qualquer aspecto religioso diferente das nossas crenças. Além disso, muito antes de existir o budismo, pessoas tementes a Deus já meditavam nos tempos bíblicos. Leia o livro de Salmos e veja como os salmistas se referem com frequência à ideia de meditação, de acalmar-se diante de Deus e de deixar de lado as ansiedades.
Eu pratico exercícios de mindfulness (atenção plena), e ajudam com várias coisas. Você pode obter mais informações aqui: https://www.mindfulnessbrasil.com/
Agora, vale lembrar que, para o cristão, o objetivo da meditação não é só limpar a mente de todos os pensamentos. Também não queremos buscar uma luz interior ou algo do gênero. Meditamos para acalmar nossos pensamentos e, então, voltarmos nossa atenção para Deus, pensarmos nele e entregarmos para ele todas as nossas preocupações. O centro da nossa meditação é Deus, sua natureza, o que ele faz, sua palavra. Nesse contexto, a meditação pode lhe trazer muitos benefícios. Faça uma experiência e peça para Deus orientá-la pelo caminho certo nessa prática.
E, quanto à terapia, eu sou totalmente a favor. Acho legal você procurar um terapeuta só para fazer uma avaliação. Um psicólogo vai poder ajudá-la a identificar as causas dessa questão e avaliar se você vai precisar mesmo fazer uma terapia ou se pode até ser algo de ordem física.
Se você se sentir mais à vontade, procure um psicólogo cristão. Um bom ponto de partida é aqui: http://www.cppc.org.br/en/nossa-historia/nossos-profissionais/
Pense sobre tudo isso. Peça direção clara de Deus e confie que ele vai lhe mostrar o caminho.
E, quando quiser, passe aqui para continuarmos a conversa!
Kisses,
Su